Notícias Opiniões Segurança Moto Clubes Pilotos Eventos Desporto Esc. Condução IPO Área Reservada 
Sat, 27 Apr 2024
Entrada
Atrelados
Automóveis
Bicicletas
Motos
Viaturas Usadas
Emprego

 
 
Bernardo Villar resiste a etapa muito difícil

Bernardo Vilar cumpriu com algumas dificuldades a ligação entre Atar e Tichit, aliás a etapa que até agora foi mais problemática para a caravana do Lisboa-Dakar 2007. Com as cautelas que resolveram adoptar, a equipa Vilar/Gameiro, mantém o carro nas melhores condições possíveis, ainda que o teste de amanhã – a segunda parte da etapa maratona – seja determinante para manter as esperanças de regressar a Dakar…

Fazer duas etapas na Mauritânia já é uma tarefa para muitos assustadora e fazer esse programa participando no Dakar, ainda por cima sem assistência, torna a empresa quase impossível de cumprir, caso não se tenha o maior cuidado… Hoje foi o primeiro dia desta etapa; os primeiros 589 Km de um total de mais de 1000, que amanhã terminam em Néma, antes da entrada no Mali…

«Hoje foi uma verdadeira etapa duríssima, à velha maneira do Dakar. Areia, dunas – verdadeiras dunas, pisos inacreditáveis, enfim tudo em quase 600 Km que são um pesadelo para toda a caravana. Depois, no fim, nem sequer há a habitual assistência, pelo que os cuidados têm que ser redobrados já que o carro tem que chegar nas melhores condições, para não perdermos muito tempo… na assistência! Eu explico: É que numa etapa maratona não há bivouac pelo que a nossa assistência tem que estar na pista, o que significa que todo o tempo que perdermos, parados, é a contar. Se chegarmos sem problemas, vamos quase direitos ao controlo final e não perdemos tempo. Só que para os amadores isso é quase impossível…»

Houve uma altura em que seguidos pelo sistema “tracking” os portugueses rodavam bastante juntos e o 60º lugar na etapa é bem compensador da aventura vivida hoje, devendo ter assegurado à equipa portuguesa uma boa subida na classificação geral, ainda que isso só seja possível verificar quando todos tiverem cumprido o controlo final…

«O Pedro fez de novo um bom trabalho de navegação e a entre-ajuda dentro do carro é cada vez maior. Estamos muito confiantes na possibilidade de chegar a Dakar e por diversas vezes pensamos que estaríamos entre os melhores, não fora o atraso de 19h que nos aplicaram por causa do que se passou na etapa de abertura… A partir dessa altura, com grande humildade, temos feito o possível para garantir que o Nissan Patrol da equipa Brisa, prossegue até ao pódio do Lago Rosa…»

Tal como referimos Bernardo Vilar terminou a etapa de hoje num brilhante 60ª posição e ocupa o 60º lugar da geral à chegada a Tichit, perto das 11 da noite de Domingo, 14 de Janeiro.

motorsports, 2007-01-14
 
Pesquisar

W e b - d e s i g n


  A informação disponibilizada é de carácter informativo. Não tem a pretensão de ser exaustiva nem completa.
Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de incorrecção, embora tenhamos a preocupação de ter a informação o mais correcta possível.