No Euromilhões Lisboa Dakar 2007 disputou-se, hoje, uma daquelas etapas que os pilotos costumam guardar no seu álbum de recordações, pelas mais incríveis peripécias vividas. A Ricardo Leal dos Santos será por certo isso que vai acontecer, já que o piloto do Cetelem Desert Team teve um dia extremamente complicado.
“Comecei mal o dia, já que tive de parar, para fixar o capot, que se soltou. Mais tarde, tive de reparar os macacos hidráulicos, numa zona em que estava atascado, Havia um problema num tubo de óleo e a operação de reparação foi extremamente delicada. A situação mais caricata aconteceu, todavia, quando me estava quase a atascar num zona a subir. Faço marcha atrás, para tomar balanço e sem ajuda, nem espelhos acabei por me desviar e ir parar à crista de uma duna. O meu Pajero empinou-se e só não caiu por ali abaixo por milagre e porque areia estava mole. A ajuda veio Luís Ferreira que comigo colaborou na operação de resgate. Mais adiante, novo atascanço e mais uma vez o macaco a não querer cooperar. A sorte foi ter chegado o camião T4 da Red Line, que me deu uma ajuda e com quem vim até ao fina, juntamente com o Francisco e o Nuno Inocêncio”, explicou Ricardo Leal dos Santos, à chegada a Atar.
Classificação da 7ª etapa: 1º G. Villiers/Zitzewitz (VW), em 4h00m46s; 2º S. Peterhansel/J. P. Cottret, a 2m46s; 3º C. Sainz/M. Perin (VW), a 6m50s; … 109º Ricardo Leal dos Santos (Mitsubishi Pajero DiD), a 6h13m23s.
Classificação após a 7ª etapa: 1º G. Villiers/Zitzewitz (VW), em 20h04m01s; 2º C. Sainz/M. Perin (VW), a 1m39s; 3º S. Peterhansel/J. P. Cottret, a 24m38s; … 65º Ricardo Leal dos Santos (Mitsubishi Pajero DiD), a 14h14m38s.
Amanhã, em Atar, a caravana do Lisboa Dakar terá um merecido dia de descanso. Dakar está a 4 201 quilómetros de distância e é altura de fazer o balanço da prova. Recarregar baterias é agora o mais importante para depois prosseguir caminho. Nada está perdido e até Dakar ainda muito pode acontecer. |