Notícias Opiniões Segurança Moto Clubes Pilotos Eventos Desporto Esc. Condução IPO Área Reservada 
Wed, 29 Jan 2020
Entrada
Atrelados
Automóveis
Bicicletas
Motos
Viaturas Usadas
Emprego

 
 
A mais incrível aventura

Superada que foi uma “etapa louca”, no dia de ontem, Ricardo Leal dos Santos cumpriu, depois de apenas ter “passado pelas brasas”, mais 366 quilómetros de sector selectivo. O risco de ficar fora de prova já lá vai.

No Euromilhões Lisboa Dakar 2007, o piloto do Cetelem Desert Team viveu, ontem, uma daquelas aventura que não mais irá esquecer. Só a sua reconhecida determinação, impediu que, Ricardo Leal dos Santos,fosse afastado de uma corrida, onde ocupa a 2ª posição entre os concorrentes, que disputam a prova a Solo.

“Não houve nada que não me acontecesse, na etapa que nos trouxe até Nema. Primeiro foi uma fuga de óleo na caixa de transferência. Depois avariou-se a ignição e para terminar em beleza, o cubo de uma roda danificou-se. Por sorte um camião espanhol da Epsilon, que passou por mim, transportava peças da Mitsubishi e dispensou-me um cubo para substituir o estragado. À chegada a CP1 foi com estrondo que percebi que havia partido a caixa de velocidades e que estava também sem embraiagem. O cenário não podia ser pior: com o camião de assistência fora de prova, o que fazer? Não havia outra hipótese senão tentar continuar. Com a quarta velocidade, ligada ao veio primário, tentei a minha sorte. De lá fui andando, rumo a Nema, limitado a 60 quilómetros por hora. Cheguei às 3h30 da manhã e durante toda a noite trabalhou-se no Mitsubishi para que, esta manhã, pudesse seguir viagem. Com todo o trabalho que houve para fazer, não houve tempo para encher o depósito com combustível. Uma tarefa que, juntamente com mais alguns pormenores, só foi feita depois de ter ido efectuar o arranque para a especial. Quando efectivamente me meti à estrada, já o cronómetro registava 45 minutos. Por sorte foi uma etapa calma”, salientou Ricardo Leal dos Santos, no regresso ao acampamento de Nema.

Classificação na 10ª etapa: 1º A. Attiyah/A. Guehennec (BMW), em 3h49m49s; 2º H. Masuoka/P. Maimon (Mitsubishi), a 28s; 3º M. Miller/R. Pitchford (VW), a 1m49s; … <b>98º Ricardo Leal dos Santos (Mitsubishi Pajero DiD), a 2h18m46s.

Classificação após a 10ª etapa: 1º S. Peterhansel/J. P. Cottret, em 33h43m23s; 2º L. Alphand/G. Picard (Mitsubishi), a 7m50s; 3º J. L. Schlesser/A. Debron (Schlesser), a 1h25m32s; … 72º Ricardo Leal dos Santos (Mitsubishi Pajero DiD), a 30h46m45s.

Amanhã a caravana do Euromilhões Lisboa Dakar sai de Nema, em direcção a Ayoûn, mas não será disputado qualquer sector selectivo.

A2 Comunicação, 2007-01-16
 
Pesquisar

W e b - d e s i g n


  A informação disponibilizada é de carácter informativo. Não tem a pretensão de ser exaustiva nem completa.
Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de incorrecção, embora tenhamos a preocupação de ter a informação o mais correcta possível.