Superada que foi uma “etapa louca”, no dia de ontem, Ricardo Leal dos Santos cumpriu, depois de apenas ter “passado pelas brasas”, mais 366 quilómetros de sector selectivo. O risco de ficar fora de prova já lá vai.
No Euromilhões Lisboa Dakar 2007, o piloto do Cetelem Desert Team viveu, ontem, uma daquelas aventura que não mais irá esquecer. Só a sua reconhecida determinação, impediu que, Ricardo Leal dos Santos,fosse afastado de uma corrida, onde ocupa a 2ª posição entre os concorrentes, que disputam a prova a Solo.
“Não houve nada que não me acontecesse, na etapa que nos trouxe até Nema. Primeiro foi uma fuga de óleo na caixa de transferência. Depois avariou-se a ignição e para terminar em beleza, o cubo de uma roda danificou-se. Por sorte um camião espanhol da Epsilon, que passou por mim, transportava peças da Mitsubishi e dispensou-me um cubo para substituir o estragado. À chegada a CP1 foi com estrondo que percebi que havia partido a caixa de velocidades e que estava também sem embraiagem. O cenário não podia ser pior: com o camião de assistência fora de prova, o que fazer? Não havia outra hipótese senão tentar continuar. Com a quarta velocidade, ligada ao veio primário, tentei a minha sorte. De lá fui andando, rumo a Nema, limitado a 60 quilómetros por hora. Cheguei às 3h30 da manhã e durante toda a noite trabalhou-se no Mitsubishi para que, esta manhã, pudesse seguir viagem. Com todo o trabalho que houve para fazer, não houve tempo para encher o depósito com combustível. Uma tarefa que, juntamente com mais alguns pormenores, só foi feita depois de ter ido efectuar o arranque para a especial. Quando efectivamente me meti à estrada, já o cronómetro registava 45 minutos. Por sorte foi uma etapa calma”, salientou Ricardo Leal dos Santos, no regresso ao acampamento de Nema.
Classificação na 10ª etapa: 1º A. Attiyah/A. Guehennec (BMW), em 3h49m49s; 2º H. Masuoka/P. Maimon (Mitsubishi), a 28s; 3º M. Miller/R. Pitchford (VW), a 1m49s; … <b>98º Ricardo Leal dos Santos (Mitsubishi Pajero DiD), a 2h18m46s.
Classificação após a 10ª etapa: 1º S. Peterhansel/J. P. Cottret, em 33h43m23s; 2º L. Alphand/G. Picard (Mitsubishi), a 7m50s; 3º J. L. Schlesser/A. Debron (Schlesser), a 1h25m32s; … 72º Ricardo Leal dos Santos (Mitsubishi Pajero DiD), a 30h46m45s.
Amanhã a caravana do Euromilhões Lisboa Dakar sai de Nema, em direcção a Ayoûn, mas não será disputado qualquer sector selectivo.
|