• Piloto da MAN ganhou mais um minuto • Elisabete estuda estratégia para a especial do Lac Rose
Impulsionada pela luta contra o cronometro, visando alcançar um lugar no Top20, Elisabete Jacinto alcançou, na etapa de hoje, um magnífico 16º lugar e o 4º melhor tempo entre os camiões de série. Com Raphael Gimbre a defender a sua posição, a piloto da equipa Trifene 200 / MAN Portugal atacou, com raiva e muito coração, os 225 quilómetros de sector selectivo, incluídos na ligação de Tambacounda a Dakar, a penúltima etapa do Euromilhões Lisboa Dakar 2007. Um esforço premiado com 56s de vantagem sobre o seu mais directo adversário, para a qual tem agora uma diferença de 3m01s.
“Ontem tentaram ferir o meu orgulho, pondo em causa a minha prestação desportiva neste Dakar. A melhor resposta é a que consigo dar na pista. Hoje atirei para trás das costas a prudência e a cautela e fui completamente ao ataque. Ultrapassei vários carros e um camião. Nunca tinha testado o MAN desta forma e deu para perceber que o tenho como grande aliado. Terminei a especial com uma enorme felicidade e com a alegria de estar a fazer um Dakar quase perfeito. Evoluindo e conhecendo melhor a minha máquina, poderei encarar o Dakar 2008 com uma ainda maior ambição desportiva. O deste ano ainda não acabou, mas amanhã será difícil ganhar três minutos, em apenas 16 quilómetros. Vamos estudar a melhor maneira de terminar este Dakar em beleza”, salientou Elisabete Jacinto.
Amanhã, a festa de encerramento do Euromilhões Lisboa Dakar, está agendada para o Lac Rose. Aí terá lugar a tradicional especial, com partida na praia, este ano com uma quilometragem mais reduzida.
Classificação da 14ª etapa: 1º Jacquot / Alcaraz / Van Genugten (MAN), em 2h53m44s; 2º Loprais / Gilar (Tatra), a 4m33s; 3º Azevedo / Justo / Martinec (Tatra), a 9m32s; … 16º Elisabete Jacinto / Álvaro Velhinho / Rui Pôrelo (MAN), a 30m33s.
Classificação após a 14ª etapa: 1º Stacey / Gotlib / Der Kinderen (MAN), em 50h48m03s; 2º Mardeev / Belyaev / Nikolaev (Kamaz), a 3h02m50s; 3º Van Ginkel / Tijsterman / De Rooy (Ginaf), a 4h28m25s; … 21º Elisabete Jacinto/Álvaro Velhinho/Rui Pôrelo (MAN), a 20h41m35s. (partiram para esta etapa 59 camiões)
|