Azar impede vitória no Troféu RTP Todo-o-TerrenoDisposto a defender a liderança do Troféu RTP Todo-o-Terreno, Ricardo Leal dos Santos participou com grande empenho nas 24 Horas de Fronteira. Conquistado com brilhantismo o primeiro lugar da competição, à custa dos excelentes resultados obtidos no Rali TT Transibérico (14º lugar) e na Baja 500 Portalegre (4º lugar a escassos seis segundos do pódio), o piloto da Newspeed tudo fez para vencer. Escolheu uma competitiva equipa francesa, cujo protótipo Schmit 206 SG já vencerá o Campeonato Francês de Endurance TT e desenhou uma estratégia segura que o levasse aos primeiros lugares sem colocar em causa a classificação final.
Porém, numa das muitas contingências de que o desporto automóvel é fértil, Ricardo Leal dos Santos viu-se obrigado a abandonar as 24 Horas TT de Fronteira. Uma correia de distribuição partida veio colocar um ponto final numa excelente exibição, tendo em conta que o piloto desconhecia em absoluto o Schmit 206 SG, um protótipo de chassis tubular, com cerca de uma tonelada de peso e qualquer coisa como 300 CV. Prejudicado por dois furos e um tubo da direcção assistida roto, Ricardo Leal dos Santos tinha encetado uma segura mas brilhante recuperação, estabilizando entre os cinco primeiros com a vitória no Troféu RTP Todo-o-Terreno à sua mercê.
“O carro que a equipa Schmit me disponibilizou é realmente fantástico” comentava Ricardo Leal dos Santos após o abandono, acrescentando que “o trabalho do Jean Marc Schmit e seus colegas neste verdadeiro «WRC» é extraordinário. O carro é super divertido de pilotar e depois de resolvidos os problemas de direcção assistida que nos afectaram nas primeiras horas, recuperámos a competitividade”. Mantendo-se ao longo das horas nos primeiros lugares, dois furos entrecortaram essa presença, mas com uma condução perfeita e um calculismo apurado, Ricardo Leal dos Santos, Jean Marc Schmit, Mário Guglielminetti e Serge Finkelstein, regressaram aos lugares da frente e aí se mantiveram até ao abandono.
Triste pela desistência, nem por isso o piloto da Newspeed se mostrava desiludido. “Foi uma prova excelente e retirei grande prazer desta participação”, sublinhando que “tentei defender de forma decidida e empenhada a liderança no Troféu RTP TT”. Ricardo Leal dos Santos chegou mesmo a ser o piloto mais rápido em pista, com esta já degradada, algo possível porque “depois de resolvidos os problemas da direcção, a facilidade de condução e eficácia do Schmit 206 SG permitiu-me andar depressa sem correr o mínimo risco”. Apesar do desaire, o piloto da Newspeed ficou entre os cinco primeiros do Troféu RTP Todo-o-Terreno, uma excelente classificação para uma competição com apenas três provas.
Classificação final do Troféu RTP Todo-o-Terreno 1º Paulo Martins, 308 pts 2º Lino Carapeta, 258 pts 3º Filipe Campos, 250 pts 4º Ricardo Leal dos Santos, 218 pts 5º José Ruas, 204 pts |