Notícias Opiniões Segurança Moto Clubes Pilotos Eventos Desporto Esc. Condução IPO Área Reservada 
Sat, 27 Nov 2021
Entrada
Atrelados
Automóveis
Bicicletas
Motos
Viaturas Usadas
Emprego

 
 
Paulo Gonçalves quer brilhar no Lisboa-Dakar

Team Repsol Honda – Paulo Gonçalves no Rali Lisboa Dakar 2008

Decorreu ontem em Esposende a apresentação do piloto Repsol Honda Paulo Gonçalves para o Rali Lisboa-Dakar 2008. Será a terceira participação consecutiva de ‘Speedy’ na maior maratona motorizada do mundo e o piloto parte com os objectivos de lutar pela vitória na classe 450 e terminar entre os dez primeiros da geral.

A praia Suave Mar foi palco para a conferência de imprensa onde Paulo Gonçalves apresentou o seu projecto: «Pela terceira vez irei defender as cores da equipa Repsol Honda no Lisboa-Dakar. Para esta edição conto também com os patrocínios de Esposende, a minha terra natal, através das empresas municipais Esposende 2000 e Esposende Ambiente, e ainda de Águeda Capital do Motocross, que apostam em mim para promover a prova do Campeonato do Mundo de Motocross que se realizará em Abril. Continuo ainda com o apoio da Cross Pro, Hebo, RaceTech, Michelin, ExpoLuso, Galfer, MotoGarrano, Laco Moto e RGB, entre outros. Agradeço a todos a confiança que depositam em mim e espero oferecer-lhes o melhor resultado de sempre».

Paulo Gonçalves está muito confiante e motivado: «A experiência que já tenho de África e a preparação que venho fazendo nos últimos tempos deixam-me muito confiante num bom resultado. Sei que tenho andamento para estar entre os melhores e os progressos que fiz ao nível da navegação permitem-me ter como objectivos vencer a classe 450 e terminar entre os dez primeiros da geral».

Para além disso o piloto de Esposende conta com mais um ‘trunfo’ forte: «A minha Honda CRF-X 450 Dakar é uma excelente moto, rápida e muito fiável. O trabalho de desenvolvimento feito nos dois últimos anos correu muito bem e sem dúvida que temos uma moto para vencer». ‘Speedy’ acrescentou ainda: «Quando o Dakar passar a ser limitado a 450 c.c. sei que poderei também lutar pela vitória na geral e espero poder contribuir para um envolvimento a nível oficial da Honda Japão».

Já ao final da tarde Paulo Gonçalves deu espectáculo na praia Suave Mar, rodando com a sua moto num cenário que fazia lembrar o “Lago Rosa” em Dakar. Mais tarde a festa continuou no Bar Pé No Rio, entre amigos, fãs e patrocinadores, num ambiente árabe e com muita animação.

O piloto prossegue agora com a sua preparação, principalmente a nível físico. De 5 a 20 de Janeiro decorrerá a grande aventura do deserto, naquela que será a 30ª edição do Lisboa-Dakar.


Piloto

Nome: Paulo Gonçalves
Idade: 28 Anos
Data de Nascimento: 05/02/1979
Naturalidade: Esposende
Residência: Esposende
Altura: 1,68m
Peso: 73 kg
Razões de participação no Dakar: Desafio de enfrentar as adversidades inerentes a uma travessia do deserto e o espírito de aventura.
Objectivos desportivos: Vencer a classe de 450cc e entrar nos 10 primeiros da classificação geral
Palmarés
12 vezes campeão nacional de motocross
5 vezes campeão nacional de supercross
4 vezes campeão nacional de enduro
Vice campeão da Europa de motocross
Vice campeão do mundo de enduro júnior
3 vezes medalha de ouro nos I.S.D.E.
25º no Lisboa-Dakar 2006 (3 vitórias em etapas na classe 450)
23º no Lisboa-Dakar 2007 (4 vitórias em etapas na classe 450)
Projecto Lisboa-Dakar 2008

Patrocinadores: Repsol, Honda, CM Esposende, Esposende Ambiente, Esposende 2000, Águeda Capital do Motocross, Cross Pro, Hebo, Racetech, ExpoLuso, Michelin, Galfer
Apoios: Motogarrano, Chapa 5, JB Bordados, Alecrim Designs, Atlantic SUD, Super Sprox, CTI, Hotel Suave Mar, Bar Pé No Rio
Serviço de Comunicação: Oscar Domingues (press.paulogoncalves@gmail.com)

Equipa
Nome: Team Repsol Honda
Director: Joaquim Rodrigues
Mecânico: Filipe Barbosa
Assistência: Honda Europa
E-mail: dakar.paulogoncalves@gmail.com

Moto

Modelo: Honda CRF-X 450 Dakar
Categoria: Super Produção
Motor:
Tipo de Motor: 1 Cilindro, 4 Tempos, 4 Válvulas
Taxa de compressão: 12:1
Potência: 449 cm3
Arranque: Eléctrico e Pedal
Transmissão: Corrente
Carburador: 40mm, Keihin FCR
Refrigeração: Líquida
Ignição: CDI
Ciclística:
Estrutura: Alumínio
Subestrutura: Alumínio
Guiador: Alumínio
Suspensão dianteira: Forquilha Telescópica Invertida Showa de 47mm Hidráulico Tipo Cartridge e dupla câmara com 16 posições de afinação de compressão e extensão. Curso do eixo de 315mm.
Suspensão traseira: Monoamortecedor com sistema Pro-link. Na compressão possibilidade de afinação de velocidade de altas e baixas. 13 posições em baixas e 3,5 voltas em altas. 17 afinações de extensão.
Travão dianteiro: Disco de 254mm com maxila de 2 êmbolos e pastilhas de metal sinterizado.
Travão traseiro: Disco de 240mm com maxila de 1 êmbolo e pastilhas de metal sinterizado.
Jante dianteira / traseira: 21*1,60 Jante em Liga de alumínio com raios / 18 * 2,15
Pneu dianteiro / traseiro: 80/100-21 51m / 110/100-18 62m
Medidas:
Distância entre eixos: 1.478mm
Altura do solo: 348mm
Altura do assento: 963mm
Capacidade de combustível: 33 Lt. (4 depósitos)
Peso: 155 KG (com combustível, água de reserva e instrumentos de navegação)

Equipamento especial:
ICO Tripmaster, bússola, ‘road-book’ eléctrico, GPS, depósito suplementar de água, ‘balise’ de emergência, bolsa de ferramentas

Paulo Gonçalves Press, 2007-12-16
 
Pesquisar

W e b - d e s i g n


  A informação disponibilizada é de carácter informativo. Não tem a pretensão de ser exaustiva nem completa.
Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de incorrecção, embora tenhamos a preocupação de ter a informação o mais correcta possível.