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Paulo Gonçalves quer brilhar no Lisboa-Dakar

Team Repsol Honda – Paulo Gonçalves no Rali Lisboa Dakar 2008

Decorreu ontem em Esposende a apresentação do piloto Repsol Honda Paulo Gonçalves para o Rali Lisboa-Dakar 2008. Será a terceira participação consecutiva de ‘Speedy’ na maior maratona motorizada do mundo e o piloto parte com os objectivos de lutar pela vitória na classe 450 e terminar entre os dez primeiros da geral.

A praia Suave Mar foi palco para a conferência de imprensa onde Paulo Gonçalves apresentou o seu projecto: «Pela terceira vez irei defender as cores da equipa Repsol Honda no Lisboa-Dakar. Para esta edição conto também com os patrocínios de Esposende, a minha terra natal, através das empresas municipais Esposende 2000 e Esposende Ambiente, e ainda de Águeda Capital do Motocross, que apostam em mim para promover a prova do Campeonato do Mundo de Motocross que se realizará em Abril. Continuo ainda com o apoio da Cross Pro, Hebo, RaceTech, Michelin, ExpoLuso, Galfer, MotoGarrano, Laco Moto e RGB, entre outros. Agradeço a todos a confiança que depositam em mim e espero oferecer-lhes o melhor resultado de sempre».

Paulo Gonçalves está muito confiante e motivado: «A experiência que já tenho de África e a preparação que venho fazendo nos últimos tempos deixam-me muito confiante num bom resultado. Sei que tenho andamento para estar entre os melhores e os progressos que fiz ao nível da navegação permitem-me ter como objectivos vencer a classe 450 e terminar entre os dez primeiros da geral».

Para além disso o piloto de Esposende conta com mais um ‘trunfo’ forte: «A minha Honda CRF-X 450 Dakar é uma excelente moto, rápida e muito fiável. O trabalho de desenvolvimento feito nos dois últimos anos correu muito bem e sem dúvida que temos uma moto para vencer». ‘Speedy’ acrescentou ainda: «Quando o Dakar passar a ser limitado a 450 c.c. sei que poderei também lutar pela vitória na geral e espero poder contribuir para um envolvimento a nível oficial da Honda Japão».

Já ao final da tarde Paulo Gonçalves deu espectáculo na praia Suave Mar, rodando com a sua moto num cenário que fazia lembrar o “Lago Rosa” em Dakar. Mais tarde a festa continuou no Bar Pé No Rio, entre amigos, fãs e patrocinadores, num ambiente árabe e com muita animação.

O piloto prossegue agora com a sua preparação, principalmente a nível físico. De 5 a 20 de Janeiro decorrerá a grande aventura do deserto, naquela que será a 30ª edição do Lisboa-Dakar.


Piloto

Nome: Paulo Gonçalves
Idade: 28 Anos
Data de Nascimento: 05/02/1979
Naturalidade: Esposende
Residência: Esposende
Altura: 1,68m
Peso: 73 kg
Razões de participação no Dakar: Desafio de enfrentar as adversidades inerentes a uma travessia do deserto e o espírito de aventura.
Objectivos desportivos: Vencer a classe de 450cc e entrar nos 10 primeiros da classificação geral
Palmarés
12 vezes campeão nacional de motocross
5 vezes campeão nacional de supercross
4 vezes campeão nacional de enduro
Vice campeão da Europa de motocross
Vice campeão do mundo de enduro júnior
3 vezes medalha de ouro nos I.S.D.E.
25º no Lisboa-Dakar 2006 (3 vitórias em etapas na classe 450)
23º no Lisboa-Dakar 2007 (4 vitórias em etapas na classe 450)
Projecto Lisboa-Dakar 2008

Patrocinadores: Repsol, Honda, CM Esposende, Esposende Ambiente, Esposende 2000, Águeda Capital do Motocross, Cross Pro, Hebo, Racetech, ExpoLuso, Michelin, Galfer
Apoios: Motogarrano, Chapa 5, JB Bordados, Alecrim Designs, Atlantic SUD, Super Sprox, CTI, Hotel Suave Mar, Bar Pé No Rio
Serviço de Comunicação: Oscar Domingues (press.paulogoncalves@gmail.com)

Equipa
Nome: Team Repsol Honda
Director: Joaquim Rodrigues
Mecânico: Filipe Barbosa
Assistência: Honda Europa
E-mail: dakar.paulogoncalves@gmail.com

Moto

Modelo: Honda CRF-X 450 Dakar
Categoria: Super Produção
Motor:
Tipo de Motor: 1 Cilindro, 4 Tempos, 4 Válvulas
Taxa de compressão: 12:1
Potência: 449 cm3
Arranque: Eléctrico e Pedal
Transmissão: Corrente
Carburador: 40mm, Keihin FCR
Refrigeração: Líquida
Ignição: CDI
Ciclística:
Estrutura: Alumínio
Subestrutura: Alumínio
Guiador: Alumínio
Suspensão dianteira: Forquilha Telescópica Invertida Showa de 47mm Hidráulico Tipo Cartridge e dupla câmara com 16 posições de afinação de compressão e extensão. Curso do eixo de 315mm.
Suspensão traseira: Monoamortecedor com sistema Pro-link. Na compressão possibilidade de afinação de velocidade de altas e baixas. 13 posições em baixas e 3,5 voltas em altas. 17 afinações de extensão.
Travão dianteiro: Disco de 254mm com maxila de 2 êmbolos e pastilhas de metal sinterizado.
Travão traseiro: Disco de 240mm com maxila de 1 êmbolo e pastilhas de metal sinterizado.
Jante dianteira / traseira: 21*1,60 Jante em Liga de alumínio com raios / 18 * 2,15
Pneu dianteiro / traseiro: 80/100-21 51m / 110/100-18 62m
Medidas:
Distância entre eixos: 1.478mm
Altura do solo: 348mm
Altura do assento: 963mm
Capacidade de combustível: 33 Lt. (4 depósitos)
Peso: 155 KG (com combustível, água de reserva e instrumentos de navegação)

Equipamento especial:
ICO Tripmaster, bússola, ‘road-book’ eléctrico, GPS, depósito suplementar de água, ‘balise’ de emergência, bolsa de ferramentas

Paulo Gonçalves Press, 2007-12-16
 
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