Team Repsol Honda – Paulo Gonçalves no Rali Lisboa Dakar 2008 Decorreu ontem em Esposende a apresentação do piloto Repsol Honda Paulo Gonçalves para o Rali Lisboa-Dakar 2008. Será a terceira participação consecutiva de ‘Speedy’ na maior maratona motorizada do mundo e o piloto parte com os objectivos de lutar pela vitória na classe 450 e terminar entre os dez primeiros da geral.
A praia Suave Mar foi palco para a conferência de imprensa onde Paulo Gonçalves apresentou o seu projecto: «Pela terceira vez irei defender as cores da equipa Repsol Honda no Lisboa-Dakar. Para esta edição conto também com os patrocínios de Esposende, a minha terra natal, através das empresas municipais Esposende 2000 e Esposende Ambiente, e ainda de Águeda Capital do Motocross, que apostam em mim para promover a prova do Campeonato do Mundo de Motocross que se realizará em Abril. Continuo ainda com o apoio da Cross Pro, Hebo, RaceTech, Michelin, ExpoLuso, Galfer, MotoGarrano, Laco Moto e RGB, entre outros. Agradeço a todos a confiança que depositam em mim e espero oferecer-lhes o melhor resultado de sempre».
Paulo Gonçalves está muito confiante e motivado: «A experiência que já tenho de África e a preparação que venho fazendo nos últimos tempos deixam-me muito confiante num bom resultado. Sei que tenho andamento para estar entre os melhores e os progressos que fiz ao nível da navegação permitem-me ter como objectivos vencer a classe 450 e terminar entre os dez primeiros da geral».
Para além disso o piloto de Esposende conta com mais um ‘trunfo’ forte: «A minha Honda CRF-X 450 Dakar é uma excelente moto, rápida e muito fiável. O trabalho de desenvolvimento feito nos dois últimos anos correu muito bem e sem dúvida que temos uma moto para vencer». ‘Speedy’ acrescentou ainda: «Quando o Dakar passar a ser limitado a 450 c.c. sei que poderei também lutar pela vitória na geral e espero poder contribuir para um envolvimento a nível oficial da Honda Japão».
Já ao final da tarde Paulo Gonçalves deu espectáculo na praia Suave Mar, rodando com a sua moto num cenário que fazia lembrar o “Lago Rosa” em Dakar. Mais tarde a festa continuou no Bar Pé No Rio, entre amigos, fãs e patrocinadores, num ambiente árabe e com muita animação.
O piloto prossegue agora com a sua preparação, principalmente a nível físico. De 5 a 20 de Janeiro decorrerá a grande aventura do deserto, naquela que será a 30ª edição do Lisboa-Dakar.
Piloto
Nome: Paulo Gonçalves Idade: 28 Anos Data de Nascimento: 05/02/1979 Naturalidade: Esposende Residência: Esposende Altura: 1,68m Peso: 73 kg Razões de participação no Dakar: Desafio de enfrentar as adversidades inerentes a uma travessia do deserto e o espírito de aventura. Objectivos desportivos: Vencer a classe de 450cc e entrar nos 10 primeiros da classificação geral Palmarés 12 vezes campeão nacional de motocross 5 vezes campeão nacional de supercross 4 vezes campeão nacional de enduro Vice campeão da Europa de motocross Vice campeão do mundo de enduro júnior 3 vezes medalha de ouro nos I.S.D.E. 25º no Lisboa-Dakar 2006 (3 vitórias em etapas na classe 450) 23º no Lisboa-Dakar 2007 (4 vitórias em etapas na classe 450) Projecto Lisboa-Dakar 2008
Patrocinadores: Repsol, Honda, CM Esposende, Esposende Ambiente, Esposende 2000, Águeda Capital do Motocross, Cross Pro, Hebo, Racetech, ExpoLuso, Michelin, Galfer Apoios: Motogarrano, Chapa 5, JB Bordados, Alecrim Designs, Atlantic SUD, Super Sprox, CTI, Hotel Suave Mar, Bar Pé No Rio Serviço de Comunicação: Oscar Domingues (press.paulogoncalves@gmail.com)
Equipa Nome: Team Repsol Honda Director: Joaquim Rodrigues Mecânico: Filipe Barbosa Assistência: Honda Europa E-mail: dakar.paulogoncalves@gmail.com
Moto
Modelo: Honda CRF-X 450 Dakar Categoria: Super Produção Motor: Tipo de Motor: 1 Cilindro, 4 Tempos, 4 Válvulas Taxa de compressão: 12:1 Potência: 449 cm3 Arranque: Eléctrico e Pedal Transmissão: Corrente Carburador: 40mm, Keihin FCR Refrigeração: Líquida Ignição: CDI Ciclística: Estrutura: Alumínio Subestrutura: Alumínio Guiador: Alumínio Suspensão dianteira: Forquilha Telescópica Invertida Showa de 47mm Hidráulico Tipo Cartridge e dupla câmara com 16 posições de afinação de compressão e extensão. Curso do eixo de 315mm. Suspensão traseira: Monoamortecedor com sistema Pro-link. Na compressão possibilidade de afinação de velocidade de altas e baixas. 13 posições em baixas e 3,5 voltas em altas. 17 afinações de extensão. Travão dianteiro: Disco de 254mm com maxila de 2 êmbolos e pastilhas de metal sinterizado. Travão traseiro: Disco de 240mm com maxila de 1 êmbolo e pastilhas de metal sinterizado. Jante dianteira / traseira: 21*1,60 Jante em Liga de alumínio com raios / 18 * 2,15 Pneu dianteiro / traseiro: 80/100-21 51m / 110/100-18 62m Medidas: Distância entre eixos: 1.478mm Altura do solo: 348mm Altura do assento: 963mm Capacidade de combustível: 33 Lt. (4 depósitos) Peso: 155 KG (com combustível, água de reserva e instrumentos de navegação)
Equipamento especial: ICO Tripmaster, bússola, ‘road-book’ eléctrico, GPS, depósito suplementar de água, ‘balise’ de emergência, bolsa de ferramentas
|