A dupla portuguesa Miguel Barbosa/Miguel Ramalho prepara-se para efectuar a sua terceira participação naquela que é considerada a maior e melhor prova do Todo-o-terreno mundial, o Lisboa – Dakar 2008.
Depois de terem conseguido conquistar o terceiro Título Nacional de Todo-oterreno e de pela primeira vez participarem no Dakar como pilotos oficiais, da BMW neste caso, as ambições de Barbosa e Ramalho passam por conseguir garantir um lugar entre os 10 primeiros classificados: “O BMW X5 com que vamos fazer esta edição do Dakar é o mesmo com que fomos campeões nacionais em 2005, mas evoluído. E são essas evoluções que fazem toda a diferença. Está mais ‘performante’ e como tal, mais adequado para este tipo de prova, que em nada se compara com as provas do Nacional. Desta forma, e mesmo sabendo que não será uma máquina para vencer o Dakar, é um carro para se fazer notar”, começou por explicar Miguel Barbosa.
Com um projecto mais ambicioso do que nas duas edições anteriores, Barbosa espera adaptar-se o melhor possível ao figurino da prova, que este ano sofreu diversas alterações, e não ser surpreendido pelo azar: “Todos sabemos que o Dakar é uma prova imprevisível. Aliciante, desafiadora, exaustiva mas também repleta de surpresas, onde um azar pode ditar o fracasso. Espero ser bafejado pela sorte para conseguir os objectivos a que nos estamos a propor”.
Com uma preparação exaustiva, quer ao nível físico, como mecânico e até psicológico, o Tricampeão Nacional está ansioso por partir para a estrada: “As etapas portuguesas são sempre muito importantes porque estamos perante o apoio do nosso público. Contudo, parece-me que a entrada em África regista o início da verdadeira maratona. Como é lógico estou com alguma vontade de ir para a estrada, até porque a confiança e determinação estão muito presentes na minha cabeça, assim como, o optimismo face a um bom resultado etapa a etapa”, concluiu Miguel Barbosa.
|