Notícias Opiniões Segurança Moto Clubes Pilotos Eventos Desporto Esc. Condução IPO Área Reservada 
Fri, 24 Sep 2021
Entrada
Atrelados
Automóveis
Bicicletas
Motos
Viaturas Usadas
Emprego

 
 
Ricardo Leal dos Santos no Lisboa-Dakar 2008

BMW X5 CC para vencer a solo

Ricardo Leal dos Santos alinha na edição de 2008 do rali Lisboa Dakar liderando um projecto que é a evolução natural para um piloto cujo currículo já há muito anunciava o enfrentar de um projecto mais ambicioso e, consequentemente, mais desafiante para o piloto de Coimbra.

A sua rapidez, fiabilidade como piloto e o profissionalismo com que encara os desafios a que se propõe cativaram a atenção da equipa X-Raid que aceitou com entusiasmo as negociações que culminaram na inscrição de Leal dos Santos do Dakar 2008 com um dos três X5 CC existentes.

Assumido este novo desafio, Ricardo Leal dos Santos encara com natural optimismo a participação em mais um “Dakar”, até porque para o piloto do Pioneer Solo Desert Team os desafios por mais exigentes que sejam representam sempre um acréscimo de motivação. Pois é ainda mais motivado que o piloto arranca, já no próximo Sábado para mais uma aventura que é “única em vários aspectos. Participar no Dakar é um sonho que eu venho cumprindo há vários anos. Trata-se de uma aventura inigualável e que apesar de todas as dificuldades tem algo de atraente que faz com que ano após ano se queira lá voltar.”

A edição de 2008 do Lisboa – Dakar tem para o piloto de Coimbra um significado muito especial. “Parto para este Dakar com responsabilidade acrescidas e que resultam do facto de ter decidido lançar a mim próprio um desafio ainda maior e no qual envolvo a minha equipa que está mais apetrechada e mais apta do que nunca. Por outro lado, sei que o BMW X5 com que vou alinhar, me dá outras garantias, com as quais não pude contar nas minhas participações anteriores. Mantenho, naturalmente o objectivo maior que é chegar a Dakar, mas agora posso desafiar um pouco mais as minhas capacidades e, assim, apostei este ano na vitória a solo! O meu novo carro dá-me todas as garantias em termos de fiabilidade e robustez, mas acrescenta o factor performance e só assim poderia colocar a fasquia tão mais alta.”

Contando com a mais recente tecnologia disponibilizada pela X-Raid, o X5 CC é “fácil de conduzir” e graças ao sistema de suspensão semi-activo único que controla o rolamento da carroçaria, “temos que nos preocupar menos com o estado do piso e podemos concentramo-nos na pilotagem” e no caso de Ricardo Leal dos Santos, “também na navegação.”

Apesar dessa confiança e de se manter fiel ao princípio de evoluir o mais rápido possível na aprendizagem do Dakar, o piloto da Newspeed está ciente que esta primeira participação com o X5 será “para ser conduzida com cautela, pois tudo é novo e o nosso principal objectivo é chegar ao final.”

GoodNews, 2008-01-03
 
Pesquisar

W e b - d e s i g n


  A informação disponibilizada é de carácter informativo. Não tem a pretensão de ser exaustiva nem completa.
Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de incorrecção, embora tenhamos a preocupação de ter a informação o mais correcta possível.