Notícias Opiniões Segurança Moto Clubes Pilotos Eventos Desporto Esc. Condução IPO Área Reservada 
Mon, 22 Oct 2018
Entrada
Atrelados
Automóveis
Bicicletas
Motos
Viaturas Usadas
Emprego

 
 
CTT mantem a enissão filatélica comemorativa dos 30 anos de aventura rumo a Dakar

Cancelamento do Lisboa-Dakar aumenta o interesse dos coleccionadores

Os CTT vão dedicar a sua primeira emissão filatélica de 2008 ao Rali Lisboa-Dakar. O lançamento da emissão mantém-se para o dia em que estava marcada a partida do rali, que acabou por ser anulado devido a questões de segurança.
No mesmo dia em que o rali arrancaria de Lisboa, os Correios lançam um bloco filatélico, composto por quatro selos, onde aparecem alguns dos nomes que têm representado o nosso país nesta prova. A emissão será de 60 mil exemplares.

O cancelamento da prova e o facto de se destinar a comemorar a passagem de trinta anos sobre a data em que o primeiro rali partiu de Paris rumo a Dakar dá um valor especial a esta colecção dos CTT, suscitando grande interesse entre os coleccionadores e fazendo prever uma procura inusitada, tanto no mercado filatélico nacional, como no internacional.

Entrando este ano na que seria a sua 30ª edição, aquele que é já desde há muito considerado o maior rali do mundo entra, assim, na galeria dos grandes acontecimentos comemorados pela filatelia dos Correios de Portugal.

Nas palavras de Pedro Coelho, vice-presidente dos CTT, os selos dedicados ao rali de Dakar são, também, “uma homenagem dos Correios a todos os que, empenhando os seus esforços na organização do rali, tanto contribuíram para a divulgação do nome de Portugal ao longo dos três últimos anos”.

Os selos que constituem o bloco têm os valores de 1,25 euros, 75, 45 e 30 cêntimos, tendo o bloco filatélico o valor facial de 2,75 euros. A emissão foi graficamente concebida por Rita Rodrigues e desenhada com base em fotografias da agência AIFA. Cada um dos selos que compõem o bloco filatélico retrata veículos que já participaram no Lisboa-Dakar sob as cores portuguesas. O selo de 1,25 euros representa o camião de Rainer Weigart. No de 75 cêntimos aparece o quatro-rodas de Carlos Sousa. Os selos de 45 e 30 cêntimos retratam as motos de Hélder Rodrigues e Ruben Faria.

Salientado o facto da a partida para a prova ter estada marcada para Belém, frente ao Mosteiro dos Jerónimos, os Correios apresentam esta emissão como uma “homenagem a uma aventura do espírito humano que, do mesmo ponto de partida e à semelhança da gesta de Quinhentos, une as margens dos oceanos de areia estreitando laços entre povos e civilizações”.

A emissão filatélica que assinala a 30ª edição deste histórico rali constitui uma homenagem dos Correios portugueses aos “navegadores da areia” do século XXI que, arrostando com inúmeras dificuldades, dignificam não só o desporto nacional, mas igualmente as empresas, as instituições e o País que representam.

New Communication, 2008-01-04
 
Pesquisar

W e b - d e s i g n


  A informação disponibilizada é de carácter informativo. Não tem a pretensão de ser exaustiva nem completa.
Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de incorrecção, embora tenhamos a preocupação de ter a informação o mais correcta possível.