Notícias Opiniões Segurança Moto Clubes Pilotos Eventos Desporto Esc. Condução IPO Área Reservada 
Tue, 16 Oct 2018
Entrada
Atrelados
Automóveis
Bicicletas
Motos
Viaturas Usadas
Emprego

 
 
Hélder Rodrigues vence última etapa do Dakar Argentina-Chile

Piloto Lagos Team herói no último dia de competição concluiu em 5º lugar da geral Hélder Rodrigues terminou em beleza a sua participação no Dakar sul-americano, brindando o fecho do rali disputado em terras argentinas e chilenas, com uma bela e merecida vitória.

Partindo de oitavo para a curta especial de 227 quilómetros, que ligou Córdoba a Buenos Aires, o piloto Lagos Team/TMN cumpriu a sua tarefa, para esta última etapa, que era defender o quinto lugar da geral dos ataques do norueguês Pal Ullevalseter e do espanhol Jordi Viladoms, também em KTM.

A etapa de fecho do Dakar 2009 teve, como esperado, dois pilotos em particular destaque, com Hélder Rodrigues e Ullevalseter a rodarem em forte ritmo numa especial com características muito velozes. Jordi Viladoms acabou por ter um dia menos produtivo, não conseguindo acompanhar o andamento do piloto privado português, que chegou a Buenos Aires, muito feliz, com o 5º lugar da geral. Hélder Rodrigues continua a ser o segundo melhor português de sempre no Dakar, depois de Carlos Sousa ter conquistado a 4ª posição na edição de 2003.

Numa corrida à parte em ritmo mais cauteloso estiveram Marc Coma, Cyril Despres e ainda David Frétigné, que não tinham posições a discutir, concluindo a 31ª edição do Dakar no pódio, nesta mesma ordem. “Foi um dia muito feliz, com uma etapa muito dura principalmente a nível psicológico. Na parte final do troço o meu pneu traseiro já acusava bastante desgaste mas serrei os dentes porque não queria perder o 5º lugar. Queria agradecer ao meu mecânico Pedro Almeida, ao Dream Team da TMN, à minha equipa Lagos Team e também um especial obrigado aos meus mecânicos Fernando e Miguel Nabais que ficaram em Lisboa – acrescentando ainda – “Também um grande obrigado ao meu manager João Lagos “Júnior” pelo trabalho que fez e à Joana Lemos que sempre me deu um grande apoio e que foi a grande mentora deste projecto,” referiu o piloto patrocinado pela TMN que deixou a sua marca neste Dakar, ao ser sempre o melhor representante português em prova, salvando a honra nacional, que este ano esteve mais apagada.

O piloto de Sintra terminou regularmente no Top 10, e teve de dar o máximo e arriscar para não perder o quinto lugar absoluto das motos, apesar das condições materiais dos seus mais directos opositores serem muito superiores. O piloto fez de facto a diferença consolidando um lugar de topo entre os melhores motards do Mundo.


Classificação oficiosa da última etapa (motos)

1.º Hélder Rodrigues em 1h 42min 37s
2.º Pal Ullevalseter, a 2min 07s
3.º Cyril Despres, a 2min 41s
4.º Jordi Viladoms, a 3min 31s
5.º David Casteu, a 4min 37s

Classificação geral oficiosa após 14 etapas – Final (motos)
1.º Marc Coma em 52h 14min 33s
2.º Cyril Despres, a 1h 25min 38s
3.º David Frétigné, a 1h 38min 56s
4.º David Casteu, a 2h 17min 54s
5.º Hélder Rodrigues, a 2h 22min 11s

DCA News, 2009-01-17
 
Pesquisar

W e b - d e s i g n


  A informação disponibilizada é de carácter informativo. Não tem a pretensão de ser exaustiva nem completa.
Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de incorrecção, embora tenhamos a preocupação de ter a informação o mais correcta possível.