Notícias Opiniões Segurança Moto Clubes Pilotos Eventos Desporto Esc. Condução IPO Área Reservada 
Sun, 19 May 2024
Entrada
Atrelados
Automóveis
Bicicletas
Motos
Viaturas Usadas
Emprego

 
 
Equipa Bianchi Prata / Vodafone - Dakar 2010

Estando próxima a data da partida da equipa Bianchi Prata / Vodafone para Buenos Aires e com vista à participação no Dakar 2010, a Equipa Bianchi Prata apresentou hoje o seu projecto para a prova todo-o-terreno mais mediática do mundo.

O Palacete Pinto Leite, espaço gentilmente cedido pela Câmara Municipal do Porto, foi o local escolhido para esta apresentação, que foi dirigida por Rui Terra, conhecido relações públicas da cidade. O evento decorreu num ambiente de festa e com grande entusiasmo perante a proximidade da prova, onde mais de 150 pessoas estiveram presentes, destacando-se várias caras conhecidas da sociedade portuguesa, que aplaudiram o projecto da equipa do Porto.

O Dakar com perto de 9000km de rota, disputa-se pelo segundo ano entre a Argentina e o Chile, sendo o seu ponto alto a travessia do deserto de Atacama. Pedro Bianchi Prata faz este Dakar Argentina/Chile pela segunda vez, este ano ao lado do piloto Paulo Gonçalves nas BMW G450X, acompanhados pelo director de equipa Carlos Prata e uma equipa de assistência com dois mecânicos e um motorista, num jipe ISUZU de assistência rápida, e num camião 6x6 que transportará todo o material necessário para a prova.

Após um estudo extensivo de um mapa de manutenção de prevenção, a equipa prevê utilizar diversas peças de substituição, entre elas estão: 48 pneus Michelin, 48 mouses Michelin, 40 litros de óleo Castrol, 14 correntes, 7 cremalheiras, 7 pinhões, 10 pares de pastilhas, 10 veios de escora, 5 conjuntos de discos de embraiagem, 2 cabos de embraiagem, 2 cabos de acelerador e 2 pares de punhos.

Nas últimas semanas, a equipa Bianchi Prata / Vodafone tem efectuado vários treinos de navegação, em várias zonas do país. Em Bragança foram realizados treinos de Road Book, enquanto que os treinos de GPS na areia foram feitos entre Aveiro e a Figueira da Foz. “É fundamental esta preparação de navegação que temos feito. O Paulo está a navegar muito bem e com muita segurança o que é muito importante para cumprir os objectivos”, confirmou Bianchi Prata.

Em todos estes testes e treinos, a equipa fez com as suas motos 17.500 km e com as suas ISUZU D´Max de assistência mais de 25.000km.

A equipa parte para a Argentina motivada e com o objectivo de terminar a prova com o piloto Paulo Gonçalves no primeiro lugar, contando para isso com a ajuda de Pedro Bianchi Prata que, por sua vez, pretende um lugar entre os 10 primeiros.

“Vai ser um Dakar muito disputado, com as novas regras há muitas marcas candidatas á vitória e as 450cc são muito mais competitivas. Eu vou ter de andar o mais rápido possível, para estar perto do Paulo para se ele precisar de alguma coisa eu poder ajudar. Temos tudo bem definido e preparado. Com o apoio da BMW Motorrad as coisas são mais fáceis, mas a responsabilidade é muito maior. Queremos ganhar e vamos batalhar muito por isso. Quero agradecer a todos os patrocinadores a aposta em nós e à Vodafone por continuar a acreditar na equipa Bianchi Prata. Este local da apresentação fala por ele, é espectacular, espero que todos os presentes tenham gostado e obrigado à câmara municipal do Porto pela cedência do espaço”, comentou Pedro Bianchi Prata.

Paulo Gonçalves não escondia o seu contentamento “Nunca mais é o dia da partida, o Dakar é uma prova longa, mas a vitória tem de se começar a construir desde o início. Vai ser difícil pois existem muitos factores, mas quero dar o meu máximo e mostrar que a BMW G450X é uma moto muito boa. Sinto-me bastante seguro e pronto para esta maratona.”

Também Carlos Prata, director da equipa Bianchi Prata / Vodafone, está confiante no bom resultado da equipa no Dakar “Já estivemos em África em 2007 e na Argentina/Chile em 2009. A equipa ganhou experiencia e a preparação que fizemos da BMW está completamente afinada. Foi um trabalho inteiramente nacional, que agora recebe, apoio directo da marca alemã na parte mecânica. Com o maior equilíbrio que resulta das novas regras, visto que estas obrigam à diminuição de potencia das motas de maior cilindrada, vamos lutar por um lugar de topo junto dos mais experientes. Trabalhamos bastante para isso, e tivemos a sorte dos nossos patrocinadores reconhecerem esse esforço.”

O gestor de marca Vodafone, António Carriço, reafirmou o apoio e confiança depositados na equipa Bianchi Prata "A manutenção do patrocínio à Bianchi Prata no Dakar 2010 insere-se na longa tradição da Vodafone de apoio ao desporto motorizado, nomeadamente ao automobilismo e ao motociclismo. A forte ligação da Vodafone a estas modalidades visa reforçar a sua associação a valores como inovação, dinamismo e melhoria contínua, características comuns a estas disciplinas e à marca Vodafone."

Após a apresentação os pilotos entram em descanso absoluto e a equipa técnica nos próximos dias vai preparar as bagagens com os últimos materiais necessários para transportar para a prova.

A equipa Bianchi Prata / Vodafone vai partir rumo a Buenos Aires no dia 26.

Bianchi Prata, 2009-12-24
 
Pesquisar

W e b - d e s i g n


  A informação disponibilizada é de carácter informativo. Não tem a pretensão de ser exaustiva nem completa.
Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de incorrecção, embora tenhamos a preocupação de ter a informação o mais correcta possível.