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Fri, 03 May 2024
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Carlos Sousa brilha na etapa de hoje e já é 7º da geral

Actuação irrepreensível de Carlos Sousa na etapa de hoje. Apesar de novamente prejudicado pela menor velocidade de ponta do seu Mitsubishi na parte inicial da tirada, o português fez depois a diferença na fase mais técnica do percurso, colando-se ao grupo da frente e lutando de igual para igual com as melhores duplas oficiais, incluindo o vencedor da última edição.

Reforçando a posição de melhor português e melhor
Mitsubishi em prova, Carlos Sousa passou também hoje a ser o melhor privado na geral absoluta e ainda o melhor representante dos carros a gasolina. Expectativas, para já, superadas…

E ao segundo dia de prova, Carlos Sousa assume-se já como uma das boas surpresas da prova sulamericana, sendo o único piloto privado a conseguir imiscuir-se na luta de gigantes que opõe as duas super-favoritas equipas oficiais do pelotão automóvel.

Após uma primeira etapa algo prudente e que serviu essencialmente para o piloto tomar o pulso à competição e também à nova motorização do seu Mitsubishi Racing Lancer, Carlos Sousa mostrou hoje o porquê de ser considerado uma ameaça real para as duas formações de fábrica que alinham neste Dakar.

Afinal, convém não esquecer, é o único privado de toda a caravana automóvel a ter de utilizar um restritor de 32mm (contra os 34mm das restantes equipas com motores a gasolina) e uma caixa de apenas cinco velocidades, num estatuto apenas semelhante aos das principais duplas oficiais da Volkswagen ou BMW.

Indiferente aos mais de seis meses de inactividade e ao próprio desconhecimento absoluto do novo figurino do Rali Dakar, o mais bem sucedido piloto português no historial desta prova provou hoje estar ao seu melhor nível de sempre, superando todas as adversidades de uma longa e difícil especial com 355 km cronometrados e logo disputada em condições algo adversas, com a chuva a deixar a pista bastante escorregadia e traiçoeira.

Mas mesmo num percurso que voltou a não ser o mais talhado para características do seu Mitsubishi, especialmente na sua fase inicial, muito rápida e quase ao estilo das especiais do WRC, o facto é que Carlos Sousa voltou a protagonizar uma etapa bastante segura e inteligente. Cauteloso nos primeiros quilómetros, foi depois ganhando confiança e aumentando o ritmo, colocando-se sistematicamente no grupo dos 10 mais rápidos a partir do km 90.

Ficando a apenas seis segundos do sétimo mais rápido da especial, Carlos Sousa apenas se viu superado pelo vencedor do ano passado, o sul-africano Giniel de Villiers, já nos derradeiros quilómetros da tirada.

Não obstante, voltou a ser o melhor dos portugueses em prova e também o melhor dos Mitsubishi, subindo quatro lugares à geral e fixando-se agora no sétimo lugar da classificação, tendo agora à sua frente apenas carros oficiais das equipas Volkswagen e X Raid.

“Logo que o percurso se tornou mais técnico, decidi forçar um pouco o ritmo, embora sem correr quaisquer riscos, também porque o piso estava bastante traiçoeiro e propício a ligeiras saídas de estrada. Daí até final, mantivemos o mesmo andamento e conseguimos assegurar um bom registo final, cumprindo o objectivo de subirmos mais uns lugares na classificação geral. No global, foi uma especial difícil e em que encontramos de tudo um pouco: nevoeiro, chuva e até lama. Mas não cometemos erros e estou satisfeito pelo ritmo que já conseguimos imprimir nesta fase inicial. Amanhã o cenário muda radicalmente e vamos já encontrar as primeiras dunas. Espero manter a tendência do dia de hoje”, resumiu Carlos Sousa à chegada ao bivouac de La Rioja, já ao início da noite.


CLASSIFICAÇÃO
ETAPA 2
1º Al-Attiyah VW 4h01m55s
2º Chichérit BMW + 1m08s
2º Neves VW + 2m01s
3º Sainz VW + 2m41s
4º Miller VW + 2m44s
5º Peterhansel BMW + 3m09s
(…)
9º SOUSA Mitsubishi + 6m20s

GERAL APÓS ETAPA 2
1º Al-Attiyah VW 6h16m39s
2º Sainz VW + 1m19s
3º Peterhansel BMW + 2m30s
4º Miller VW + 5m28s
5º Neves VW + 5m40s
(…)
7º SOUSA Mitsubishi + 10m13s


ETAPA DE AMANHÃ: AS PRIMEIRAS DUNAS
Etapa 3: La Rioja – Fiambala
Ligação: 259 km
Especial: 182 km
Ligação: 0 km
Total: 441 km

Ao contrário do que se passou na última edição, os concorrentes deste Dakar 2010 vão começar a sofrer já ao terceiro dia prova. De acordo com a Organização, a mudança na paisagem será radical: das rápidas pistas de terra dos primeiros dois dias, a caravana descobre os primeiros trechos de areia, com perto de 30 km de dunas pela frente. Para além da sua dimensão, apropriada para o início do rali, estas dunas caracterizam-se pela sua cor branca. Nesta nova paisagem, as equipas poderão apreciar as saídas de pista. Terão também de se adaptar à mudança de clima e especialmente às tempestades de areia que são frequentes nesta zona.

CURIOSIDADE DO DIA
Antigo director desportivo da Mitsubishi e considerado um dos grandes responsáveis pelos sucessos desportivos da ex-equipa oficial japonesa no Dakar (12 vitórias em 27 presenças), Dominique Serieys aceitou o repto de Nicolas Misslin e passou a desempenhar as funções de consultor e team-manager da nova equipa JMB Stradale Off Road. Conhecedor como poucos do potencial do Mitsubishi Racing Lancer, o antigo navegador francês explica quais são as reais limitações de Carlos Sousa pelo facto do seu carro utilizar um restritor da admissão de ar de 32mm (menos 2mm que os restantes carros a gasolina) e uma caixa de apenas 5 relações: “Devido ao handicap que lhe foi imposto pela Organização, o carro do Carlos Sousa perde efectivamente 30 cavalos de potência e 25 km/h de velocidade para os restantes carros da equipa e outros com motorização a gasolina”.

Press-à-Porter, 2010-01-03
 
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