Notícias Opiniões Segurança Moto Clubes Pilotos Eventos Desporto Esc. Condução IPO Área Reservada 
Fri, 03 May 2024
Entrada
Atrelados
Automóveis
Bicicletas
Motos
Viaturas Usadas
Emprego

 
 
Terceira Etapa do Dakar com desfecho amargo para Miguel Barbosa

A dupla Miguel Barbosa/Miguel Ramalho terminou a terceira etapa do Dakar 2010 Argentina Chile com um sabor amargo. Os pilotos portugueses estavam a protagonizar a melhor prestação desde o início da prova, eram oitavos na classificação, quando um problema na temperatura da gasolina do Mitsubishi Racing Lancer MPR-13, fez desligar o motor da máquina. Faltavam 25 quilómetros para o final da especial e Barbosa e Ramalho ficaram impotentes perante a situação. Foi preciso mais de uma hora para que o motor do Mitsubishi voltasse a soar. À chegada ao final da terceira etapa, a primeira em areia, a dupla portuguesa era 18ª classificada, 17ª à geral.

Miguel Barbosa não escondia a desilusão e também a frustração pelo desfecho do dia: “Estávamos com muita confiança e a fazer uma etapa isenta de qualquer erro. Vínhamos de forma sistemática a fazer ultrapassagens e já estávamos na traseira do Carlos Sousa, faltavam 25 quilómetros para o final da especial, quando o Mitsubishi simplesmente parou. O motor não dava qualquer sinal devido a um problema de ‘vapor lock’ que é no fundo um sobreaquecimento da temperatura da gasolina”, começou por explicar Miguel Barbosa.

Quando o Mitsubishi se ‘calou’, Miguel Barbosa estava em plena zona de areia: “A nossa experiência nas dunas estava a ser fantástica, tudo a sair na perfeição. Esperámos mais de uma hora, fomos vendo os carros que ultrapassámos a passarem por nós e só depois é que o carro voltou a ligar. Conseguimos terminar a especial depois de muito tempo perdido. A equipa vai averiguar o que se passou, pois na estrutura não fui o único com este problema, e assegurar que não se volta a repetir”, disse.

A perda de tempo face aos concorrentes da frente distancia Miguel Barbosa do objectivo de garantir um lugar no Top 10: “Ficámos obviamente mais longe mas ainda há muito rali pela frente e tudo pode acontecer. Apesar da desilusão normal desta situação, não vou baixar os braços. Vou continuar a lutar com todas as minhas armas e esperar para ver o que acontece no final”, concluiu Miguel Barbosa com um semblante carregado.

Amanhã, a quarta etapa da prova liga Fiambala a Copiaco e terá um sector selectivo de 203 quilómetros contra o cronómetro. Tal como hoje a especial decorre na sua maioria em areia.

Os resumos da terceira etapa do Dakar 2010 podem ser acompanhados na TVI e TVI24 assim como no Eurosport.

Classificação na Etapa 3:
1º Peterhansel/Cottret – BMW com 2h55m19s
2º Sainz/Cruz – Volkswagen a 5m44s
3º Al-attiyah/Gottschalk – Volkswagen a 10m09s
….
18º Barbosa/Ramalho – Mitsubishi a 1h37m26s

Classificação após a Etapa 3:
1º Peterhansel/Cottret – BMW com 9h14m28s
2º Sainz/Cruz – Volkswagen a 4m33s
3º Al-attiyah/Gottschalk – Volkswagen a 7m31s
….
18º Barbosa/Ramalho – Mitsubishi a 1h56m58s

Rute Vieira, 2010-01-04
 
Pesquisar

W e b - d e s i g n


  A informação disponibilizada é de carácter informativo. Não tem a pretensão de ser exaustiva nem completa.
Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de incorrecção, embora tenhamos a preocupação de ter a informação o mais correcta possível.