A dupla Miguel Barbosa/Miguel Ramalho terminou a terceira etapa do Dakar 2010 Argentina Chile com um sabor amargo. Os pilotos portugueses estavam a protagonizar a melhor prestação desde o início da prova, eram oitavos na classificação, quando um problema na temperatura da gasolina do Mitsubishi Racing Lancer MPR-13, fez desligar o motor da máquina. Faltavam 25 quilómetros para o final da especial e Barbosa e Ramalho ficaram impotentes perante a situação. Foi preciso mais de uma hora para que o motor do Mitsubishi voltasse a soar. À chegada ao final da terceira etapa, a primeira em areia, a dupla portuguesa era 18ª classificada, 17ª à geral.
Miguel Barbosa não escondia a desilusão e também a frustração pelo desfecho do dia: “Estávamos com muita confiança e a fazer uma etapa isenta de qualquer erro. Vínhamos de forma sistemática a fazer ultrapassagens e já estávamos na traseira do Carlos Sousa, faltavam 25 quilómetros para o final da especial, quando o Mitsubishi simplesmente parou. O motor não dava qualquer sinal devido a um problema de ‘vapor lock’ que é no fundo um sobreaquecimento da temperatura da gasolina”, começou por explicar Miguel Barbosa.
Quando o Mitsubishi se ‘calou’, Miguel Barbosa estava em plena zona de areia: “A nossa experiência nas dunas estava a ser fantástica, tudo a sair na perfeição. Esperámos mais de uma hora, fomos vendo os carros que ultrapassámos a passarem por nós e só depois é que o carro voltou a ligar. Conseguimos terminar a especial depois de muito tempo perdido. A equipa vai averiguar o que se passou, pois na estrutura não fui o único com este problema, e assegurar que não se volta a repetir”, disse.
A perda de tempo face aos concorrentes da frente distancia Miguel Barbosa do objectivo de garantir um lugar no Top 10: “Ficámos obviamente mais longe mas ainda há muito rali pela frente e tudo pode acontecer. Apesar da desilusão normal desta situação, não vou baixar os braços. Vou continuar a lutar com todas as minhas armas e esperar para ver o que acontece no final”, concluiu Miguel Barbosa com um semblante carregado.
Amanhã, a quarta etapa da prova liga Fiambala a Copiaco e terá um sector selectivo de 203 quilómetros contra o cronómetro. Tal como hoje a especial decorre na sua maioria em areia.
Os resumos da terceira etapa do Dakar 2010 podem ser acompanhados na TVI e TVI24 assim como no Eurosport.
Classificação na Etapa 3: 1º Peterhansel/Cottret – BMW com 2h55m19s 2º Sainz/Cruz – Volkswagen a 5m44s 3º Al-attiyah/Gottschalk – Volkswagen a 10m09s …. 18º Barbosa/Ramalho – Mitsubishi a 1h37m26s
Classificação após a Etapa 3: 1º Peterhansel/Cottret – BMW com 9h14m28s 2º Sainz/Cruz – Volkswagen a 4m33s 3º Al-attiyah/Gottschalk – Volkswagen a 7m31s …. 18º Barbosa/Ramalho – Mitsubishi a 1h56m58s |