Notícias Opiniões Segurança Moto Clubes Pilotos Eventos Desporto Esc. Condução IPO Área Reservada 
Fri, 03 May 2024
Entrada
Atrelados
Automóveis
Bicicletas
Motos
Viaturas Usadas
Emprego

 
 
Miguel Barbosa sobe para 12º na classificação

Foi 14º na Etapa 5 do Dakar

A quinta etapa do Dakar 2010 Argentina Chile, tal como se previa, foi das mais duras desde que a prova teve início. Para além de extensa, a classificativa escondia diversos perigos que exigia dos pilotos concentração máxima. A dupla portuguesa Miguel Barbosa/Miguel Ramalho sentiram na pele as dificuldades da etapa que ligou Copiapo a Antofagasta no Chile terminando os 483 quilómetros cronometrados na 14ª posição. Resultado que lhes permitiu subir para o 12º lugar da classificação geral, a um passo de entrar no top 10.

O balanço do dia acaba por ser extremamente positivo para o piloto português que se aproxima do objectivo que traçou para este Dakar: “A especial de hoje foi muito dura e difícil. Apesar de termos entrado bem no troço desde cedo que começámos a sentir que o mínimo erro poderia custar caro. O percurso estava repleto de valas, zonas muito perigosas que nos obrigavam a não arriscar. Mas por mais que tivéssemos tido cuidados, não foi suficiente”, explicou o piloto português.

Ao quilómetro 166 não conseguiram evitar a queda numa vala: “Sem nos apercebermos bem como caímos num buraco com quatro metros. Foi de tal forma aparatoso que pensámos que já não íamos conseguir sair dali. Apanhámos um valente susto. Depois de sairmos de lá tivemos de voltar a parar pouco depois. O Mitsubishi tinha a carroçaria um pouco mal tratada do lado direito e a mala não fechava. Tivemos de solucionar o problema. Tudo isto obrigou-nos a cair na tabela”, disse Barbosa que até este momento rodava entre o oitavo e o nono posto da classificação.

O figurino da especial de hoje em nada agradou o piloto do Mitsubishi com o número 332 na porta: “Não gostei particularmente e senti-me um pouco desconfortável. Espero que amanhã o dia seja mais interessante”, rematou Barbosa.

A sexta etapa que decorre amanhã entre Antofagasta e Iquique será igualmente longa com 418 quilómetros contra o cronómetro num percurso com condições mistas: umas zonas mais técnicas e outras mais rápidas.

Os resumos da quinta etapa do Dakar 2010 podem ser acompanhados na TVI e TVI24 assim como no Eurosport.

Classificação na Etapa 5:
1º Miller/Pitchford – Volkswagen com 5h06m15s
2º Sainz/Cruz – Volkswagen a 2m10s
3º Al-attiyah/Gottschalk – Volkswagen a 4m27s

14º Barbosa/Ramalho – Mitsubishi a 42m56s

Classificação após a Etapa 5:
1º Sainz/Cruz – Volkswagen com 16h10m51s
2º Al-attiyah/Gottschalk – Volkswagen a 4m37s
3º Miller/Pitchford – Volkswagen a 9m39s

12º Barbosa/Ramalho – Mitsubishi a 2h45m23s

Rute Vieira, 2010-01-06
 
Pesquisar

W e b - d e s i g n


  A informação disponibilizada é de carácter informativo. Não tem a pretensão de ser exaustiva nem completa.
Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de incorrecção, embora tenhamos a preocupação de ter a informação o mais correcta possível.