Notícias Opiniões Segurança Moto Clubes Pilotos Eventos Desporto Esc. Condução IPO Área Reservada 
Tue, 05 Dec 2023
Entrada
Atrelados
Automóveis
Bicicletas
Motos
Viaturas Usadas
Emprego

 
 
Carlos Sousa também corre por “fora” no Dakar

Piloto português está a viver uma experiência nova nas redes sociais da Internet

Carlos Sousa concluiu ontem a primeira metade do Argentina-Chile Dakar 2010 como o melhor dos pilotos portugueses, ocupando a sétima posição da geral e a segunda entre os pilotos não oficiais.

Chegou a estar em quarto após a sexta etapa, mas um conjunto de peripécias vividas na especial de ontem, véspera da jornada de descanso, atiraram-no para a o sétimo posto, ainda assim bem dentro do top-10 que tinha apontado como objectivo primeiro. Mas, além das pistas e dunas sul-americanas, Carlos Sousa enfrenta ainda um desafio inédito na sua carreira: o de manter um contacto mais próximo com os seus fãs, amigos e até outros concorrentes, através das redes sociais da internet…

A operação “virtual” foi montada pela nova agência de comunicação do piloto, a Press-à-Porter, que apostou em cinco redes distintas para trazer virtualmente o Dakar 2010 a casa de cada português. O Facebook é o instrumento central da operação, onde se concentra toda a informação e onde, diariamente, Carlos Sousa coloca alguns posts e explica o ambiente do pelotão e as vicissitudes do dia. Ali são também colocados elementos multimédia da prova.

No twitter, rede muito utilizada por jornalistas, a agência de comunicação do piloto difunde diariamente informações sobre cada etapa e o posicionamento virtual de Carlos Sousa. Também ali são colocados links para as imagens e os comunicados de imprensa que entretanto são emitidos, antecipando-se pequenas informações aos jornalistas, como por exemplo, a hora a que será emitido o comunicado.

No Scribd são também colocados diariamente online todos os comunicados de imprensa do piloto, bem como o dossiê completo com informação sobre a prova, o piloto e a sua equipa, permitindo-se a visualização e donwload dos documentos. Também o youtube é usado para colocar pequenos filmes e entrevistas.

Finalmente, a rede blogspot é também usada para colocar um pequeno resumo diário da etapa, a foto do dia e um link para o comunicado de imprensa.

MILHARES DE MENSAGENS DE APOIO JÁ CHEGARAM A CARLOS SOUSA VIA INTERNET

Impressionantes são as manifestações de apoio e as mensagens que todos os dias chegam ao piloto por esta via. No Facebook, estão online mais de 2.500 mensagens de apoio, colocadas em pouco mais de uma semana, na sua maioria provenientes de adeptos anónimos.

Mas há também algumas de personalidades conhecidas e até de outros pilotos, como é o caso de Tiago Monteiro, que foi dos primeiros a manifestar o seu apoio por esta via. Sébastien Loeb, Armindo Araújo, Armin Schwarz, Ari Vatanen, Patrick Tambay, Bernardo Sousa, Bruno Magalhães, César Campaniço, Pedro Petiz, Maria do Céu Pires de Lima, Filipe Campos, Gonçalo Gomes, Ricardo Teodósio ou José Carlos Macedo são outros dos nomes conhecidos do automobilismo “amigos” de Carlos Sousa no Facebook. Esta contabilidade não inclui as mensagens instantâneas que diariamente são emitidas na plataforma Facebook e que, de seguida, se apagam, nem as cerca de 450 mensagens privadas que lhe foram enviadas até agora. Admirável é tudo isto ter acontecido em apenas sete dias, uma vez que Carlos Sousa não tinha, até ao passado dia 1 de Janeiro, qualquer presença na internet.

A agência de comunicação, que começou a trabalhar com o piloto poucos dias antes da prova, optou pelas redes sociais para complementar o plano de comunicação do piloto e os resultados estão a ser excelentes. Desde o passado dia 1 de Janeiro, o facebook de Carlos Sousa conquistou mais de 800 seguidores e só o vídeo da sua entrevista à partida de Buenos Aires já foi visto perto de 900 vezes no youtube e muitas outras na própria plataforma Facebook.

O press-release mais lido online no Scribd foi o da grande etapa de ontem – a pior para Carlos Sousa. Os comunicados de imprensa colocados nesta plataforma foram lidos mais de 400 vezes, mas diariamente a agência envia-os também por e-mail para mais de 500 contactos ligados à comunicação social.

Na rede twitter, mais limitada em matéria de número de usuários, mas muito frequentada por profissionais da comunicação, Carlos Sousa conquistou 255 seguidores em sete dias, mas a informação é difundida em simultâneo no twitter da agência, que tem cerca de 1.000 seguidores. Já foram registados mais de 500 retweets e mensions dos tweets de Carlos Sousa.

A Press-à-Porter, com escritórios no Porto e em Lisboa, é a agência de comunicação responsável pela imagem de Carlos Sousa e mantém com a prova um contacto permanente. A agência tem uma equipa de três pessoas a trabalhar a comunicação do piloto, duas delas quase inteiramente dedicadas às redes sociais.

O trabalho realizado em torno da participação de Carlos Sousa no Dakar foi já destacado pelo diário online “Diário 2”, um projecto jornalístico liderado por Paulo Querido, considerado o “guru” das redes sociais em Portugal e o “pai” da blogosfera nacional.


Carlos Sousa nas redes sociais – links
Twitter de Carlos Sousa: www.twitter.com/csousadakar
Twitter da Press-à-Porter: www.twitter.com/pressaporter
Facebook de Carlos Sousa: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000581606687
Facebook da Press-à-Porter: http://www.facebook.com/pages/Press-a-Porter/94041584343?ref=nf
Scribd: http://www.scribd.com/csousadakar
Blogspot: www.pressaporter.blogspot.com
Youtube: http://www.youtube.com/nunonsantos
Diário 2: http://diario2.com/dakar-de-carlos-santos-em-tempo-real-nas-redes-sociais-3992

Press-à-Porter, 2010-01-09
 
Pesquisar

W e b - d e s i g n


  A informação disponibilizada é de carácter informativo. Não tem a pretensão de ser exaustiva nem completa.
Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de incorrecção, embora tenhamos a preocupação de ter a informação o mais correcta possível.