Notícias Opiniões Segurança Moto Clubes Pilotos Eventos Desporto Esc. Condução IPO Área Reservada 
Fri, 24 May 2019
Entrada
Atrelados
Automóveis
Bicicletas
Motos
Viaturas Usadas
Emprego

 
 
Despres em dificuldade, Faria salvador!

No regresso ás pistas chilenas depois de um dia de descanso, a oitava etapa do Dakar 2010 ligou a cidade de Antofagasta a Copiapo, com uma dura especial com 472 quilómetros a marcar o regresso à actividade para toda a caravana. Com uma fase inicial marcada por muitos trilhos com pedra e bastantes armadilhas que poderíam deitar tudo a perder, uma das vitimas foi o líder da classificação e colega de equipa de Ruben Faria, o francês Cyril Despres. "Bati em duas pedras, uma na roda da frente e outra na traseira, mas nem sequer me apercebi do que se passava até ter chegado ao reabastecimento. Tinha as duas rodas quase destruídas, especialmente a dianteira." comentou o francês no final da especial.

Felizmente para o piloto residente em Andorra estava por perto Ruben Faria. "Cheguei dois minutos ou três depois do Cyril e ao verificarmos o estado em que estavam as suas rodas rapidamente trocámos as dianteiras para ele prosseguir com mais segurança. Nesse momento ele estava a perder 15 minutos para os pilotos da frente e estava mesmo atrás de mim na classificação da especial.", contou o piloto da Vodafone no regresso a Copiapo.

"Fiz uma primeira parte muito cautelosa, sem arriscar e sabia que estava numa boa posição. As pistas da primeira parte eram demolidoras e quis defender a minha moto para alguma eventualidade. O Cyril estava na minha frente na pista pelo que sabia estar numa boa posição caso fosse preciso ajudar e foi isso mesmo que aconteceu. Naturalmente que depois disso a minha corrida alterou-se por completo."

Ruben era quarto classificado na especial à chegada ao ponto de reabastecimento, mas depois da troca de rodas desceu para a 21ª posição onde veio a terminar a especial, sendo obrigado ainda a mais cuidados com as rodas.

"A dianteira parecia um "oito"." referiu com um sorriso o algarvio, depois de ser felicitado pelo seu "chefe de fila" que na primeira vez em que necessitou da ajuda de Faria este estava bem por perto, ajudando a que Despres perdesse apenas seis minutos no final do dia face ao vencedor.

"Perdi mais algum tempo, desci para 14º na geral, mas não estou preocupado com isso. Na minha frente estão pilotos que posso ainda alcançar e vou tentar entrar nos dez primeiros. Amanhã terei novamente que partir atrasado, mas neste Dakar já estou habituado a isso. Lá terei que recuperar mais uma vez!."

O Dakar 2010 segue manhã para La Serena, ainda em território chileno, com uma especial com 338 quilómetros para todos os pilotos.

Rui Belmonte, 2010-01-10
 
Pesquisar

W e b - d e s i g n


  A informação disponibilizada é de carácter informativo. Não tem a pretensão de ser exaustiva nem completa.
Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de incorrecção, embora tenhamos a preocupação de ter a informação o mais correcta possível.