A oitava etapa do Dakar 2010 Argentina Chile não foi feliz para a dupla portuguesa Miguel Barbosa/Miguel Ramalho que se viu confrontada com alguns problemas no Mitsubishi Racing Lancer MPR-13, nomeadamente no que diz respeito ao motor de arranque, que impossibilitou um melhor resultado. Os Migueis não foram além do 15º tempo na especial remetendo-os para o 13º lugar da geral.
Os furos começam a ser um ritual nas etapas para Miguel Barbosa, que mais uma vez hoje teve de fazer frente a esse problema, pese embora, essa não tenha sido a adversidade maior: “Lidar com os furos é mais fácil do que com qualquer outro problema. E infelizmente hoje tivemos de lidar com um problema no motor de arranque. O carro simplesmente foi abaixo e não conseguimos voltar a ligá-lo. Valeu-nos o ‘fair play’ do Ricardo Leal dos Santos que nos deu um puxão para conseguirmos pôr o carro novamente a trabalhar”, começou por explicar o piloto português grato pela ajuda: “Um obrigado especial ao Ricardo pela ajuda”.
Daí em diante e apesar da enorme perda de tempo, Barbosa e Ramalho conseguiram voltar ao ritmo e seguir em frente mas logo depois as peripécias continuavam: “Ficámos sem intercomunicadores. Não conseguíamos falar um com o outro, tivemos que recorrer aos intercomunicadores de reserva”, continuou.
Pensando que os azares já não voltariam a acontecer e quando se aproximavam da zona de dunas, Barbosa e Ramalho pararam para tirar ar dos pneus, mas, mais uma vez, o Mitsubishi decidiu calar-se e a dupla tricampeã nacional de todo-o-terreno teve de esperar até que a boa vontade da máquina voltasse: “E voltou. Passado algum tempo o motor de arranque voltou a funcionar e conseguimos prosseguir, mas totalmente impossível conseguir recuperar o tempo perdido. Foi uma etapa especialmente má e que nos deixou algo desiludidos. Chegámos ao final com um sentimento angustiante”, disse Miguel Barbosa.
Mas para esquecer um mau dia nada como esperar melhor no dia seguinte e é nisso que o piloto português está focado: “Espero que amanhã a etapa corra de forma normal e que consigamos recuperar as posições perdidas e chegar mais próximo dos dez melhores”, concluiu.
A nona etapa do Dakar vai ligar Copiapo a La Serena, o último dia no Deserto do Atacama, e será composta por uma classificativa mais pequena que as últimas com apenas 338 quilómetros contra o relógio.
Classificação na Etapa 8: 1º Peterhansel/Cottert – BMW com 5h06m05s 2º Sainz/Cruz – Volkswagen a 45s 3º Miller/Pitchford – Volkswagen a 1m07s … 15º Barbosa/Ramalho – Mitsubishi a 56m35s
Classificação após a Etapa 8: 1º Sainz/Cruz – Volkswagen com 31h28m13s 2º Al-attiyah/Gottschalk – Volkswagen a 14m35s 3º Miller/Pitchford – Volkswagen a 22m28s … 13º Barbosa/Ramalho – Mitsubishi a 5h37m15s
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