O intenso nevoeiro em Copiapo na manhã da nona etapa do Dakar 2010 limitou não apenas a quilometragem final da jornada, com uns meros 171 quilómetros ao contrário dos 350 inicialmente previstos para a especial do dia, mas igualmente a possibilidade de recuperação por parte de Ruben Faria. Com a partida atrasada devido ao fenómeno atmosférico a largada dos pilotos realizou-se em grupo, ao melhor estilo motocross, com o primeiro grupo a ser composto por uma dezena de pilotos e o segundo grupo, onde estava Ruben Faria, a contra com quinze pilotos que partiram uma dezena de minutos depois dos primeiros.
"Foi uma partida diferente, com quinze pilotos lado a lado, e consegui ser o melhor do meu grupo no momento do arranque recordando os meus tempos de piloto de motocross. Foi diferente e bastante emocionante, com a adrenalina em alta.", palavras do piloto da Vodafone quando parou para reabastecer a sua moto já na ligação que o levou à cidade de La Serena, ainda em território chileno. A especial, maioritariamente em piso de areia, acabou por ser curta demais para as aspirações do piloto algarvio, que mesmo subindo no terreno acabou por não conseguir melhor do que a 10ª posição no final do dia, mesmo assim permitindo-lhe recuperar em termos de classificação geral, ascendendo ao 12º posto da mesma.
"Após a partida rapidamente me destaquei dos restantes que saíram comigo, mas sozinho acabei por não ganhar o ritmo normal quando se começa a passar pilotos. Fiz uma especial limpa, sem problemas, naveguei sem complicações e no final fui 10º, o que me value subir dois lugares na classificação geral, sem agora o 12º. Fui um dia mais calmo do que esperava e a redução dos quilómetros da especial acabaram por limitar a jornada, mas estou satisfeito porque amanhã tenho uma boa posição para a partida, naquela que é a derradeira especial em solo chileno na sua integra."
Ruben Faria enfrenta amanhã uma especial que se anuncia com rápida, bema o seu gosto, com 238 quilómetros ao cronómetro e que levará a caravana até Santiago, sendo que no dia seguinte o Dakar 2010 regressa à Argentina.
"Não vai ser fácil mas vou tentar chegar aos dez primeiros, mesmo se esse não é o meu principal objectivo neste Dakar. Continuo a querer estar perto do Cyril para o ajudar se tal fôr necessário e por isso quero saír sempre o mais na frente possível. Mas se tudo decorrer com alguma normalidade posso estar nos dez primeiros em Buenos Aires…logo se vê!"
|