Miguel Barbosa e Miguel Ramalho conseguiram hoje o melhor resultado desde que deram início ao Dakar 2010 Argentina Chile, com o 11º lugar na Etapa 9, resultado que lhes permitiu regressar ao 12º lugar da classificação geral. A dupla portuguesa, ao contrário das etapas anteriores, não sofreu problemas de maior, o que lhes possibilitou quase sempre, rolar a um bom ritmo.
À chegada ao parque de assistência os pilotos do Mitsubishi Racing Lancer MPR-13 estavam satisfeitos com o desfecho do dia: “Foi a melhor etapa que tivemos até agora. Depois dos azares de ontem é com alguma satisfação que terminamos este dia. A especial, tal como a maioria de todas as outras, foi particularmente complicada com muita areia”, começou por explicar o piloto português que hoje se despediu do deserto do Atacama.
A entrada na etapa foi feita com algumas reservas mas há medida que os quilómetros iam passando a confiança ganhava terreno e o andamento também: “Entrámos cautelosos porque sabíamos que não nos esperavam facilidades. Mas estava tudo a correr bem e começámos a impor um bom ritmo. Os únicos problemas com que nos deparámos foram: numa zona de dunas em que existiam muitas motas caídas o que nos obrigou a seguir por um caminho que não correspondia ao correcto. Enveredámos por um lado da montanha e depois tivemos de voltar para trás. E quando já estávamos a 10 quilómetros do final, rebentámos uma roda e fomos obrigados a substituí-la. Exceptuando esses dois detalhes, tudo o resto correu na perfeição”, disse.
Miguel Barbosa conseguiu assim o seu melhor resultado desde que deu início à grande maratona: “Sentimos ao longo da etapa que estávamos a ter um bom desempenho. As coisas estavam a fluir bem. Agora só esperamos que assim continue até ao final. Depois de tantos problemas, acho que já merecemos”, concluiu Miguel Barbosa.
Amanhã a etapa será mais curta em termos de percurso cronometrado com apenas 238 quilómetros que vai ligar La Serena a Santiago.
Classificação na Etapa 9: 1º Al-attiyah/Gottschalk – Volkswagen com 1h59m28s 2º Sainz/Cruz – Volkswagen a 5m59s 3º De Villers/Von Zitzewitz – Volkswagen a 7m38s … 11º Barbosa/Ramalho – Mitsubishi a 33m20s
Classificação após a Etapa 9: 1º Sainz/Cruz – Volkswagen com 33h33m40s 2º Al-attiyah/Gottschalk – Volkswagen a 8m36s 3º Miller/Pitchford – Volkswagen a 27m17s … 12º Barbosa/Ramalho – Mitsubishi a 6h04m36ss
|