Notícias Opiniões Segurança Moto Clubes Pilotos Eventos Desporto Esc. Condução IPO Área Reservada 
Tue, 19 Mar 2019
Entrada
Atrelados
Automóveis
Bicicletas
Motos
Viaturas Usadas
Emprego

 
 
Carlos Sousa reforça sexto lugar apesar de um furo

Depois de um furo nos primeiros quilómetros que o fez perder cerca de cinco minutos, Carlos Sousa encetou uma boa recuperação, concluindo a 10ª etapa do Argentina-Chile Dakar 2010 na 10ª posição.

Um resultado que lhe permitiu reforçar o sexto lugar da classificação geral, uma vez que se impôs por sete segundos a De Villiers, o piloto da VW vencedor da edição do ano passado. Para além de ser o melhor português em prova, Carlos Sousa também reforçou a liderança entre os privados, assim como entre os pilotos que tripulam viaturas equipadas com motores a gasolina. E faltam quatro etapas para o fim do mais duro rali do mundo...

Os objectivos para o dia de hoje no Argentina-Chile Dakar 2010 passavam por controlar um eventual ataque do VW do sul-africano De Villiers, mas apesar de um furo que o fez perder cerca de cinco minutos nos quilómetros iniciais, Carlos Sousa chegou ao final da especial a ganhar sete segundos ao vencedor da edição do ano passado. Ou seja, não só reforçou o sexto lugar da classificação geral, como deixou bem claro ao piloto oficial da VW que só um problema técnico ou um grande contratempo é que o poderão derrotar nesta particular luta pela sexta posição.

No final dos 238 quilómetros cronometrados da etapa que ligou La Serena a Santiago do Chile, Carlos Sousa explicou que “foi ao quilómetro 10 que comecei a sentir que estava com um furo lento. Não parei de imediato, mas um pouco mais tarde concluí que tinha de proceder à troca do pneu. Na operação perdi cerca de cinco minutos, mas o problema é que se deve ter partido um dos fios dos intercomunicadores e deixei de conseguir ouvir as notas do Matthieu (Baumel)”, o navegador francês que acompanha o almadense na edição deste ano do Argentina Chile Dakar 2010.

Mesmo não se tratando de uma etapa a exigir navegação, Carlos Sousa cumpriu cerca de 200 quilómetros sem as notas conferidas pelo roadbook. Uma forte condicionante que, ainda assim, não o impediu de encetar uma boa recuperação, já que se ao quilómetro 40 era apenas o 16º classificado, no controlo final foi-lhe creditado o 10º melhor tempo. “Os furos acabam por ser um imponderável menor numa prova como o Dakar, pelo que acabei por cumprir com os objectivos com que iniciei a etapa: manter o sexto lugar e não correr riscos desnecessários. Depois dos dias no deserto do Atacama, esta foi uma etapa muito técnica, disputada em zona montanhosa e com uma afluência de público verdadeiramente impressionante. Na realidade, estou surpreendido com o apoio e o entusiasmo dos milhares de pessoas que acompanharam a especial”.

Os sete segundos ganhos a De Villiers, teoricamente, acabam com as veleidades do piloto oficial da VW em roubar o sexto lugar a Carlos Sousa. Apesar de tudo, o piloto nacional recorda que “a história mais recente do Dakar diz que a prova só termina mesmo nos últimos dias. Não raras vezes há surpresas inesperadas nos derradeiros quilómetros, pelo que tenho de manter a concentração. No entanto, é claro que só devido a um enorme contratempo ou a uma extrema infelicidade é que posso ser arredado desta posição. Um resultado de que me orgulho, sobretudo pelo facto de ser o melhor a seguir aos pilotos oficiais. Melhor é impossível!”

A etapa de amanhã, que marca a despedida do Chile e que é disputada em altitudes elevadas, poderá criar dificuldades excepcionais a Carlos Sousa, “uma vez que o meu Mitsubishi vai ser um dos mais afectados pela perda de potência, devido ao restritor. A equipa está a trabalhar na gestão electrónica do motor e eu vou fazer tudo para atenuar esse handicap”.

CLASSIFICAÇÃO ETAPA 10
1º Sainz VW 3h01m05s
2º Peterhansel BMW +28s
3º Miller VW + 1m02s
4º Al-Attiyah VW + 1m40s
5º Chicherit BMW + 2m32s
(…)
10º SOUSA Mitsubishi + 9m38s

GERAL APÓS ETAPA 10
1º Sainz VW 36h34m45s
2º Al-Attiyah VW + 10m06s
3º Miller VW + 28m19s
4º Peterhansel BMW + 2h14m20s
5º Chichérit BMW + 2h30m59s
6º SOUSA Mitsubishi + 3h54m05s

Press-à-Porter, 2010-01-12
 
Pesquisar

W e b - d e s i g n


  A informação disponibilizada é de carácter informativo. Não tem a pretensão de ser exaustiva nem completa.
Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de incorrecção, embora tenhamos a preocupação de ter a informação o mais correcta possível.