A décima etapa do Rally Dakar 2010 ligou as cidades de La Serena e Santiago, num percurso cronometrado de238 km e 348 Km de ligações, fazendo um total de 586 km.
O dia começou cedo em la Serena para mais uma jornada de emoções fortes. Eram 7h15m quando partiu a primeira mota, seguindo-a, por ordem classificativa, as restantes 92 máquinas em competição, cerca de metade das que começaram.
Ultrapassado o deserto de Atacama, os pilotos encontraram nesta etapa um cenário bem diferente, com muitas elevações do terreno e vegetação densa e diversificada. O percurso da especial de hoje era bastante técnico e com muitas curvas, tornando-se bastante sinuoso e complicado, principalmente nas áreas mais ventosas.
A caminho de Santiago, os pilotos puderam sentir o carinho e apoio do público chileno à medida que iam passando nas áreas definidas para o efeito. Ao longo do dia foi crescendo uma verdadeira sinfonia de motores, “música para os meus ouvidos” diriam com certeza os milhares de observadores.
O piloto BMW, Pedro Bianchi Prata obteve o 32º na etapa, mantendo-se no 36º lugar da geral.
“Hoje começou mal. Na partida tiveram que substituir a antena do Iritrack e perdi alguns minutos, que serão retirados ao tempo total do sector selectivo. A especial era muito diferente do que fizemos até aqui – com um traçado muito sinuoso, piso escorregadio e muitos precipícios. Consegui manter um ritmo regular embora prejudicado em algumas zonas pelo pó que diminuía a visibilidade. No final perdi algum tempo – que também será descontado ao tempo total da etapa– para ajudar um piloto Chileno que caiu numa ravina. Amanhã temos pela frente uma etapa muito difícil e perigosa e vamos dar de novo o máximo”, declarou o piloto Vodafone, Pedro Bianchi Prata.
A 11ª etapa da equipa CIN será amanhã, dia 13, ligando as cidades de Santiago e San Juan, com um total de 434 km, dos quais 220 km cronometrados.
|