A 11ª Etapa do Dakar 2010 que hoje teve lugar marcou o regresso da prova a solo argentino. Apesar da classificativa ter apenas 220 quilómetros o seu nível de exigência foi sempre bastante elevado com a altitude a ser o principal adversário das máquinas. A dupla Miguel Barbosa/Miguel Ramalho teve igualmente em bom plano até bem perto do final da especial quando o Mitsubishi Racing Lancer MPR-13 voltou a acusar problemas de pressão de gasolina. Os pilotos lusos viriam assim a terminar a etapa no 13º lugar da classificação mantendo o 12º posto à geral.
A exigência da etapa de hoje colocou à prova pilotos e máquinas com alguns a serem mais felizes que outros: “Tal como ontem, o dia estava-nos a correr bastante bem, se um único problema a assinalar. Mas a 30 quilómetros do final, o nosso carro voltou a sentir problemas na pressão da gasolina, o que nos obrigou a ir até ao final em ritmo muito lento”, explicou Miguel Barbosa.
A tão poucos quilómetros do final a preocupação passava única e exclusivamente por chegar ao final: “Ficámos obviamente decepcionados mas sabíamos que o melhor seria rodar lentamente até ao fim. Isso fez-nos perder bastante tempo mas pelo menos chegámos e os danos não foram assim tão elevados”, continuou.
O Dakar 2010 tem sido para Miguel Barbosa e Miguel Ramalho feito de altos e baixos, mas os pilotos portugueses mantém a confiança e optimismo: “Infelizmente temo-nos deparado com alguns problemas que de alguma forma têm condicionado a nossa prestação. Mas o Dakar é isto mesmo. E há que saber lidar com as situações. E penso que nós temos sabido fazer uma boa gestão dos momentos bons e maus para manter o optimismo e força de vontade para lutar, etapa a etapa, por um resultado melhor. Temos ainda três dias de prova pela frente e a única certeza que temos é que vamos estar na luta”, concluiu o piloto português.
A 12ª etapa vai decorrer já totalmente em solo argentino num troço mais longo que os dois anteriores com 476 quilómetros contra o cornómetro que ligam San Juan a San Rafael.
Classificação na Etapa 11: 1º Chicherit/Thoener – BMW com 2h34m51s 2º Terranova/Maimon – Mitsubishi a 30s 3º De Villiers/Von Zitzewitz – Volkswagen a 39s … 13º Barbosa/Ramalho – Mitsubishi a 12m06s
Classificação após a Etapa 11: 1º Sainz/Cruz – Volkswagen com 39h16m55s 2º Al-attiyah/Gottschalk – Volkswagen a 4m28s 3º Miller/Pitchford – Volkswagen a 23m50s … 12º Barbosa/Ramalho – Mitsubishi a 6h17m06s
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