Rectificação na classificação da etapa repõe resultados no Dakar A organização do Rali Dakar deu provimento às alegações contidas no protesto apresentado no final da 11ª etapa por Hélder Rodrigues, tendo já procedido à actualização das classificações. Deste modo o piloto Red Bull/TMN reforça a sua aproximação ao pódio, que está a apenas 2 minutos e 23 segundos.
Hélder Rodrigues continua a ser o mais bem sucedido representante português no Rali Dakar Argentina-Chile 2010, mas viveu hoje momentos de alguma ansiedade na sequência de um erro da organização. Tudo aconteceu no início da especial, mais concretamente ao quilómetro 13: “Estava a rolar na frente com um pequeno grupo quando encontrei o caminho fechado pela polícia, que nos deu indicação para seguir noutra direcção. O road-book era claro naquele ponto, mas segui as ordens da polícia para pouco mais à frente ter de voltar atrás. De facto, o policia tinha cortado a estrada errada e devido a este equívoco perdi muito tempo – cerca de 6 minutos”.
Na chegada a San Juan, as classificações da etapa atribuíram a Rodrigues o 15º tempo – facto que motivou a apresentação de um protesto: “Foi claramente cometido um erro e esse erro tinha de ser corrigido, por isso apresentei o meu protesto e tive o apoio do Marc Coma – que foi também vítima desta situação”. Horas mais tarde (às primeiras horas desta quinta-feira) surgia a rectificação oficial, que acabava por dar a vitória na etapa ao espanhol Marc Coma e o 8º tempo a Hélder Rodrigues (a 8’28’’). Esta alteração mantém as posições da geral, mas torna bem mais estreita a aproximação ao pódio do piloto da Yamaha WR 450 – que está em 4º a apenas 2 minutos e 23 segundos do 3º e 2º lugares (com o mesmo tempo), ocupados respectivamente pelo chileno Francisco Lopez e pelo norueguês Ullevalseter.
|