Miguel Barbosa e Miguel Ramalho foram uma vez mais colocados à prova na 12ª Etapa do Dakar 2010 Argentina Chile. A dupla portuguesa foi confrontada com problemas no Mitsubishi Racing Lancer MPR-13 desde muito cedo, pelo que, os quase 500 quilómetros de classificativa, foram particularmente penosos. Contudo, viriam a passar o último controlo na 12ª posição da classificação subindo para o 11º lugar da geral.
À chegada ao final do troço as palavras de Miguel Barbosa resumiam-se a: “Um verdadeiro inferno!”.
Logo ao início da classificativa, estavam apenas decorridos 50 quilómetros, a dupla portuguesa confrontou-se com problemas na caixa de velocidades: “Ficámos sem a quarta velocidade e extremamente apreensivos. Pois sendo a caixa sequencial, tínhamos de forma inequívoca, sempre de passar pela quarta velocidade para reduzir para terceira ou para passar para quinta. A qualquer momento a caixa podia simplesmente ceder, então optámos por ser mais cautelosos e limitar o nosso andamento. Ora íamos em terceira velocidade no ‘red line’ ou passávamos para quinta e o carro simplesmente morria. Foi complicado fazer a gestão do andamento. Mas a nossa preocupação era conseguir terminar a especial, custasse o que custasse”, explicou.
Como se não bastasse, o ar condicionado do Mitsubishi também avariou: “O calor dentro do carro era brutal e o desgaste físico enorme. Estamos muito cansados como nunca tivemos desde que a prova teve início. Tudo nos acontece”, continuou.
A preocupação passa agora para a equipa que terá de resolver este problema para que Miguel Barbosa esteja apto amanhã para fazer uma classificativa sem sobressaltos: “O importante é continuar em prova e lutar de forma sistemática pelo melhor resultado possível. Estamos a aproximar-nos do final mas tudo ainda pode acontecer”, concluiu o Tricampeão Nacional de Todo-o-terreno.
A etapa de amanhã será mais curta com 368 quilómetros de troço e que ligará San Rafael a Santa Rosa na Argentina.
Classificação na Etapa 12: 1º Sainz/Cruz – Volkswagen com 3h30m29s 2º Al-attiyah/Gottschalk – Volkswagen a 52s 3º Miller/Pitchford – Volkswagen a 4m22ss … 12º Barbosa/Ramalho – Mitsubishi a 34m51s
Classificação após a Etapa 12: 1º Sainz/Cruz – Volkswagen com 42h47m24s 2º Al-attiyah/Gottschalk – Volkswagen a 5m20s 3º Miller/Pitchford – Volkswagen a 28m12s … 11º Barbosa/Ramalho – Mitsubishi a 6h52m03s
|