Notícias Opiniões Segurança Moto Clubes Pilotos Eventos Desporto Esc. Condução IPO Área Reservada 
Sun, 16 Dec 2018
Entrada
Atrelados
Automóveis
Bicicletas
Motos
Viaturas Usadas
Emprego

 
 
Ruben Faria com 12º lugar seguro

A três dias do final do Dakar 2010 poucos pilotos pensaríam que a organização da prova lhes reservasse hoje um dos dias mais complicados em termos técnicos de toda a corrida.

"Foi bem mais complicado do que todos pensavam. Sendo esta uma das últimas especiais, o sentimento era de que hoje o dia sería mais acessível, apenas exigente do ponto de vista da especial ser mais uma vez bastante sinuosa e os caminhos estreitos como já aconteceu ontem.", revelou Ruben Faria.

Mas o traçado marcado para o dia de hoje mostrou ser bem mais exigente do que o esperado, especialmente na segunda secção, depois da neutralização agendada para o final da primeira metade da especial, hoje com 476 km, a etapa mais longa da prova mercê das ligações igualmente efectuadas, com o total a ultrapassar os 700 quilómetros percorridos.

"A primeira secção da especial até se revelou rápida, com muitas armadilhas, pó e pedra tal como ontem, mas onde consegui sempre imprimir um ritmo muito regular, conseguindo aí ganhar alguns lugares frente a pilotos que saíram na minha frente.", comentou o piloto da Vodafone quando parou para reabastecer no decorrer da longa ligação no final da especial.

"Mas a segunda parte foi completamente diferente. Muito mais traiçoeira, demolidora mesmo para os que não tivessem tanto cuidado, a exigir muita concentração, técnica e um boa dose de frescura fisica, algo que nem todos evidenciam neste momento. As 450 naturalmente que se sentiram de imediato mais à vontade e assumiram o commando da operações, enquanto que eu mantive a 12ª posição em que estive ao longo de quase todo o dia. A opção para hoje era mesmo tomar precauções que não colocassem em risco a minha presença no pódio de chegada em Buenos Aires, opção essa que o Cyril também assumiu, mesmo se perdeu alguns minutos para os da frente. O Dakar está em fase terminal e pode-se perder tudo nestes dias que faltam. Estou confortável no 12º lugar, com meia hora para o 11º, mas não vou arriscar ficar pelo caminho apenas por isso. O principal é que o Cyril está na frente e a vitória cada vez mais perto."

Ruben Faria e todos os pilotos do Dakar 2010 enfrentam amanhã a penúltima etapa do Dakar, que liga San Rafael a Santa Rosa, de novo com mais de 700 quilómetros na agenda, num dia em que mais uma vez as elevadas temperaturas irão igualmente voltar a causar dificuldades aos concorrentes.

Rui Belmonte, 2010-01-14
 
Pesquisar

W e b - d e s i g n


  A informação disponibilizada é de carácter informativo. Não tem a pretensão de ser exaustiva nem completa.
Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de incorrecção, embora tenhamos a preocupação de ter a informação o mais correcta possível.