A três dias do final do Dakar 2010 poucos pilotos pensaríam que a organização da prova lhes reservasse hoje um dos dias mais complicados em termos técnicos de toda a corrida.
"Foi bem mais complicado do que todos pensavam. Sendo esta uma das últimas especiais, o sentimento era de que hoje o dia sería mais acessível, apenas exigente do ponto de vista da especial ser mais uma vez bastante sinuosa e os caminhos estreitos como já aconteceu ontem.", revelou Ruben Faria.
Mas o traçado marcado para o dia de hoje mostrou ser bem mais exigente do que o esperado, especialmente na segunda secção, depois da neutralização agendada para o final da primeira metade da especial, hoje com 476 km, a etapa mais longa da prova mercê das ligações igualmente efectuadas, com o total a ultrapassar os 700 quilómetros percorridos.
"A primeira secção da especial até se revelou rápida, com muitas armadilhas, pó e pedra tal como ontem, mas onde consegui sempre imprimir um ritmo muito regular, conseguindo aí ganhar alguns lugares frente a pilotos que saíram na minha frente.", comentou o piloto da Vodafone quando parou para reabastecer no decorrer da longa ligação no final da especial.
"Mas a segunda parte foi completamente diferente. Muito mais traiçoeira, demolidora mesmo para os que não tivessem tanto cuidado, a exigir muita concentração, técnica e um boa dose de frescura fisica, algo que nem todos evidenciam neste momento. As 450 naturalmente que se sentiram de imediato mais à vontade e assumiram o commando da operações, enquanto que eu mantive a 12ª posição em que estive ao longo de quase todo o dia. A opção para hoje era mesmo tomar precauções que não colocassem em risco a minha presença no pódio de chegada em Buenos Aires, opção essa que o Cyril também assumiu, mesmo se perdeu alguns minutos para os da frente. O Dakar está em fase terminal e pode-se perder tudo nestes dias que faltam. Estou confortável no 12º lugar, com meia hora para o 11º, mas não vou arriscar ficar pelo caminho apenas por isso. O principal é que o Cyril está na frente e a vitória cada vez mais perto."
Ruben Faria e todos os pilotos do Dakar 2010 enfrentam amanhã a penúltima etapa do Dakar, que liga San Rafael a Santa Rosa, de novo com mais de 700 quilómetros na agenda, num dia em que mais uma vez as elevadas temperaturas irão igualmente voltar a causar dificuldades aos concorrentes.
|