Hélder Rodrigues, Marc Coma, Cyril Despres e Chaleco intensificam ritmo no Dakar Cumprida mais uma extensa etapa ao longo da costa chilena, a luta pelos lugares cimeiros da classificação geral do Rali Dakar está mais intensa do que nunca. Como hoje voltou a deixar bem claro, Hélder Rodrigues continua a ser um dos protagonistas centrais da acção no terreno - mantendo-se isolado no 4º lugar.
Um percurso extremamente variado, traçado em paralelo à costa do Pacífico, levou hoje (segunda-feira, 10 Janeiro) a caravana do Rali Dakar Argentina-Chile 2011 até às proximidades de Copiapo, depois de cumpridos 508 quilómetros de uma especial onde as dunas voltaram a ter uma presença marcante.
Hélder Rodrigues continua em destaque, mantendo o título de melhor português e melhor piloto Yamaha em competição. Quarto mais rápido do dia, a 8’38 minutos do espanhol Marc Coma, Rodrigues mantém assim a sua posição na classificação geral - somando nesta altura já 33 horas e 34 segundos de prova.
Para Rodrigues, a principal dificuldade desta jornada residiu no facto de ter andando sempre sozinho: “Esta foi sem dúvida a etapa mais dura que vivi neste Dakar, sobretudo no início o perigo foi grande devido às pedras e ao pó que caracterizou o percurso que era fora de pista. Por isso joguei pelo seguro e não forcei a aproximação ao Coma, acabando por ficar sozinho durante os 500 quilómetros da especial - o que me fez perder um pouco o ritmo. Mas acredito que nada está perdido e por isso vou continuar a atacar fortemente como tenho vindo a fazer nos últimos dias”.
Amanhã cumpre-se a nona etapa do Rali Dakar Argentina-Chile, onde pela primeira vez terá lugar uma partida em linha que colocará lado a lado os dez primeiros pilotos do topo da classificação. Com partida e chegada a Copiapo, este circuito será mais curto (235 quilómetros de especial) mas pleno de intensidade - com a sequência de dunas mais extensa e complicada até ao momento.
|