Notícias Opiniões Segurança Moto Clubes Pilotos Eventos Desporto Esc. Condução IPO Área Reservada 
Fri, 17 May 2024
Entrada
Atrelados
Automóveis
Bicicletas
Motos
Viaturas Usadas
Emprego
Dakar 2003

 
 
Bernardo Vilar recupera 10 posições

4ª Etapa em grande para pilotos portugueses

A dupla da Brisa Access Team, compostapor Bernardo Vilar e José Lucas, aos comandos do Promotech Patrol GR da categoria T1, deu início às hostilidades africanas, terminando a especial de hoje em Tunis na 74ª posição, 58ª da geral.
A etapa, constituída por 463 quilómetros, 25 dos quais cronometrados, serviu para o piloto luso recuperar 10 posições na classificação geral.

O piloto português, inscrito na categoria T1, (que segundo as regras, o proíbe de mudar ou alterar determinadas partes do seu veículo p. ex: o motor, a caixa de velocidades etc), mostrou-se, bastante satisfeito com o resultado conseguido: "tendo em atenção a categoria em que estou inscrito, com um carro muito parecido ao de série, posso concluir que o resultado é bastante bom. O percurso era bastante sinuoso, e houve fases complicadas, mas tenho consciência que estou mais adaptado e que estou a melhorar tecnicamente”, comentou Bernardo Vilar, consciente de que é em Africa que o verdadeiro Dakar começa.

“A especial foi bastante curta, mas deu perfeitamente para avaliar as condições do carro e parece-me que está melhor agora. Durante o cronómetro, cometi dois pequenos erros, que me levaram a perder cerca de 40s, mas penso que ainda vou a tempo de os recuperar nas próximas etapas” comentou o piloto da Brisa Access Team bastante motivado e satisfeito com a recuperação de hoje.

José Lucas, que em edições anteriores do Dakar esteve nos bastidores, como director de equipa de Bernardo Vilar, deu, este ano, o salto para a ribalta como co-piloto e enfrentou o habitual nervosismo: “foi a minha estreia em África e estava bastante nervoso, mas depois com o passar dos quilómetros fui acalmando e acho que tudo acabou por decorrer dentro daquilo que prevíamos. Estamos a melhorar significativamente em todos os aspectos” disse.

Bernardo Vilar que se prepara agora para os 349 quilómetros de ligação, quer ter a certeza que pode manter o andamento desta etapa até ao final da prova: “hoje procurei levar o carro aos limites, acelerei mais, a pista era mais rápida e de certa forma coloquei o carro à prova, ele portou-se à altura. Contudo, quero falar com os mecânicos e ter a certeza que posso manter este ritmo. Não quero surpresas, pretendo cumprir o objectivo inicial de terminar esta edição do Dakar”, finalizou o piloto do Pinhal Novo, motivado para recuperar mais algumas posições na etapa de amanhã, que liga Tozeur a El Borna. Uma etapa mais extensa, mas que não representa preocupações de maior para a dupla portuguesa.

Classificação da 4ª etapa:

1º Peterhansel/Cottret (Mitsubishi Pajero) 18m26s;
2º De Mevius/Guehennec (BMW X5) a 22s;
3º Vatanen/Thorner (Nissan Pick Up) a 28s;
4º Schlesser/Lurquin (Scles Ford Raid) a 28s;
5º De Villers/Maimon (Nissan Pick Up) a 50s; ....
74º Bernardo Vilar/José Lucas (Promotech Patrol GR) a 6m25s

Classificação geral após a 4ª etapa:

1º Peterhansel/Cottret (Mitsubishi Pajero) a 1h04m01s;
2º De Villers/Maimon (Nissan Pick Up) a 1m23s;
3º Masuoka/Schulz (Mitsubishi Pajero) a 1m25s;
4º Vatanen/Thorner (Nissan Pick Up) a 1m34s;
5º De Mevius/Guehennec (BMW X5) a 1m40s; ....
58º Bernardo Vilar/José Lucas (Promotech Patrol GR) a 19m52s

DCA News, 2003-01-05
 
Pesquisar

W e b - d e s i g n


  A informação disponibilizada é de carácter informativo. Não tem a pretensão de ser exaustiva nem completa.
Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de incorrecção, embora tenhamos a preocupação de ter a informação o mais correcta possível.