Chegada à Líbia na 6ª Etapa“Dunas traiçoeiras” marcaram a sexta etapa da edição de 2003 do Dakar, que com 228 km levou os concorrentes desde a Tunísia até território Líbio.
A especial de hoje terminou de uma forma positiva para o piloto português Carlos Sousa, que aos comandos da Mitsubishi Strakar, subiu ao 9º posto da classificação geral, depois de ter concluído esta tirada no 11º lugar.
O piloto da Mitsubishi Strakar com as cores do Team Mitsubishi/Galp/TMN, comentou assim o seu desempenho na etapa que ligou El Borma a Ghadames: “A especial cronometrada correu bem, apesar das dunas muito traiçoeiras e difíceis de transpor. Tendo em conta as dificuldades naturais deste tipo de piso, conseguimos passar sem problemas, o que nos permitiu terminar bem classificados. Rodámos praticamente toda a etapa com o Ari Vatanen, mas na parte final ele conseguiu rolar um pouco melhor que nós”.
Carlos Sousa elogiou o comportamento do seu carro na areia: “A Mitsubishi Strakar está a responder muito bem às nossas expectativas, o que nos deixa muito satisfeitos, tanto nas partes rápidas, como aconteceu hoje na primeira parte da especial, como nas próprias dunas”.
Quanto à estratégia para a primeira etapa maratona da prova, o piloto da Mitsubishi referiu: “Numa especial deste tipo, é preciso gerir muito bem o andamento, sem forçar as máquinas pois a assistência no final da etapa é muito reduzida, feita somente pelos camiões da equipa que participam como concorrentes. Estou certo que o andamento amanhã será mais tranquilo”, referiu
Com o resultado de hoje Carlos Sousa ganhou uma posição na classificação geral, ocupando agora o 9º lugar, a 1min 07s do 8º classificado, o ex-campeão mundial de ralis, Ari Vatanen.
Amanhã, disputa-se a primeira etapa Maratona desta edição do Dakar. Os veículos de assistência (excepto aqueles que também competem) não serão permitidos no acampamento de Ghat, seguindo directamente para Sabha. O percurso, rápido e com algumas variações nos primeiros 300 km, leva os concorrentes até à entrada do Erg de Awbari, uma região já cruzada na edição de 1989 e caracterizada por 50 km de dunas gigantes. Depois, o percurso continua por maravilhosas paisagens: vales e grandes tiradas de areia, que trazem todos os tipos de dificuldades que um rali pode ter. Será a especial mais longa da prova, com 584 quilómetros. |