Notícias Opiniões Segurança Moto Clubes Pilotos Eventos Desporto Esc. Condução IPO Área Reservada 
Sun, 25 Feb 2024
Entrada
Atrelados
Automóveis
Bicicletas
Motos
Viaturas Usadas
Emprego
Dakar 2003

 
 
Alphand, em BMW, termina em 1º

Resumo da 14ª etapa - Carros

Carlos Sousa
Mantém o 5º da geral

Após algumas tentativas, durante as últimas etapas, o francês Luc Alphand, deu à BMW o 1º lugar numa etapa da 25ª edição do Dakar.

Em 2º chegou o Mitsubishi Pajero de Jean Pierre Fontenay, a 22seg de Alphand, e a Nissan Pickup do sul-africano Giniel de Villiers foi o 3º carro mais rápido, a 1min 6seg do BMW.

Ari Vatanen, vencedor da etapa de ontem, terminou de hoje na 4º posição, mantendo o 8º lugar da geral.

O dia não foi feliz para Hiroshi Masuoka que ao km 50 furou, perdendo assim o tempo suficiente para o fazer chegar em 7º lugar.

Stephane Peterhansel foi o 6º a terminar a jornada, a 4min 27seg de Luc Alphand, mantendo a liderança, que detém, consecutivamente, desde a 6ª etapa.

Peterhansel, que venceu, em duas rodas, seis edições do Dakar, caminha a passos largos para a vitória em 4 rodas.
O piloto francês do Mitsubishi Pajero Evolution, tem-se limitado a controlar a liderança: “Voltei a fazer uma etapa calma, para ter a certeza que não correria riscos e para me manter perto do Hiroshi Masuoka”, disse Peterhansel, “o problema é que, quando andamos devagar, sentimos todos os barulhos do carro e isso deixa-nos um pouco mais nervosos! A especial era curta, mas não era muito fácil. Perdemos algum tempo a tentar encontrar a pista correcta, logo a seguir ao primeiro CP, mas depois correu tudo bem”.

Apesar de ter teminado apenas em 9º, devido a problemas de navegação, o português Carlos Sousa mantem a 5ª posição da geral.

Bernardo Vilar continua a sua escalada, subindo mais uma posição na classificação: terminou a etapa em 28º e é 29º da geral e 4º na categoria.

Carlos Oliveira, concluiu os 274 km da especial de hoje em 27º lugar, ocupando a 25ª posição na geral.

Os primeiros lugares continuam nas mesmas mãos desde a 12ª etapa, com a Mitsubishi isolada no Top 5: Stephane Peterhansel seguido de Hiroshi Masuoka, Jean-Pierre Fontenay, Miki Biasion e Carlos Sousa completam, pelo 3º dia consecutivo, o quinteto da frente da 25ª edição do Dakar.

A etapa de amanhã, a segunda etapa sem GPS, entre Louxor e Abu Rish, é composta por 576 quilómetros, 477 dos quais são cronometrados. O GPS ficará mais uma fez fora de prova, dando trabalho redobrado aos navegadores. Disputada numa zona com pistas bem marcadas, rolantes e com alternância entre areia e gravilha, a atenção será vital para que não se escolha a pista errada. A especial é particularmente exigente para os pilotos, com nítida vantagem para os que estão mais habituados aos tradicionais ralis de resistência.

TSR, 2003-01-16
 
Pesquisar

W e b - d e s i g n


  A informação disponibilizada é de carácter informativo. Não tem a pretensão de ser exaustiva nem completa.
Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de incorrecção, embora tenhamos a preocupação de ter a informação o mais correcta possível.