Notícias Opiniões Segurança Moto Clubes Pilotos Eventos Desporto Esc. Condução IPO Área Reservada 
Tue, 19 Mar 2019
Entrada
Atrelados
Automóveis
Bicicletas
Motos
Viaturas Usadas
Emprego
Dakar 2003

 
 
Um dia de "bricolage" para Ricardo Leal dos Santos

15ª etapa muito violenta para os Quad

A antepenúltima etapa do Dakar 2003 obrigou o piloto do Desert Yamaha Berner Quad Team, Ricardo Leal dos Santos, a aplicar-se na reparação da sua moto. Uma etapa muito violenta para os Quad.

À chegada a Abu Rish, Ricardo comentou a etapa: “Este Dakar promete ser trabalhoso até ao fim. Depois de um dia em que tudo correu bem e terminámos a etapa na terceira posição, lá voltámos nós a ter problemas e desta vez, o caso chegou a estar mal parado. Ainda antes da especial as pilhas do ICO “pifaram” e tive de as mudar antes de partir. Só que ficou ali um mau contacto e o aparelho passou a fazer “reset” quando lhe apetecia. Numa etapa sem GPS e onde os parciais eram fundamentais, estão a ver a minha sorte! Enquanto andava acompanhado tudo bem, mas sozinho as dúvidas eram muitas. Logo a seguir à partida, nova aventura. O parafuso que segura os depósitos de baixo, partiu-se e a estrutura cedeu. Tive de parar para fazer “bricolage”, como dizem os franceses, e amarrar aquilo o melhor possível. Ficou tão bem que o Gonçalo já diz que é melhor nem lhe mexer até ao final. Mas foram logo dez minutos perdidos e, pior do que isso, o contacto com os pilotos dos Quad que andam ao meu nível. Quando ainda faltavam 300 quilómetros para o final, foi a vez da suspensão “deixar de existir”, após uma das muitas valas que marcavam esta etapa. Tive de fazer o resto do percurso nas molas, com a moto toda descompensada e depois, mais uma paragem para arranjar uma forma de limitar o retorno das molas, já que caso contrário não teria acabado a etapa vivo, tamanhas eram as “chicotadas” que levava nas costas. Ao contrário do que tinham anunciado, a etapa esteve longe de ser toda em areia, ou por outra, era apenas uma pequena camada em cima de pedra rolante e muita vala, o que para os Quad foi um martírio. O que vale é que já só faltam dois dias!”.

A etapa de amanhã, entre Abu Rish e Sharm El Sheik, será a derradeira etapa a sério do Dakar 2003, já que o derradeiro dia se dedicado à consagração daqueles que conseguiram atingir o final da prova.

A2 Comunicação, 2003-01-17
 
Pesquisar

W e b - d e s i g n


  A informação disponibilizada é de carácter informativo. Não tem a pretensão de ser exaustiva nem completa.
Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de incorrecção, embora tenhamos a preocupação de ter a informação o mais correcta possível.