Notícias Opiniões Segurança Moto Clubes Pilotos Eventos Desporto Esc. Condução IPO Área Reservada 
Sun, 25 Feb 2024
Entrada
Atrelados
Automóveis
Bicicletas
Motos
Viaturas Usadas
Emprego
Dakar 2003

 
 
Carlos Sousa em luta emocionante pelo “Top 5”

16ª etapa do Dakar ao rubro

O Dakar está ao rubro, com Carlos Sousa e Giniel De Villiers, em disputa emocionante pelo “Top 5”.

Carlos Sousa, em Mitsubishi Strakar, foi um dos grandes protagonistas da penúltima etapa do Dakar: lutando para manter o 5º lugar final, terminou a etapa de hoje na 4ª posição, lugar que também ocupa agora na geral, beneficiando do azar de Peterhansel.

O piloto da Mitsubishi/Galp/TMN soube superar os problemas no início da especial, realizando de seguida uma prova ao ataque e defendendo-se bem da ameaça de Giniel De Villiers. A emocionante "luta" deixa tudo em aberto para os derradeiros 34 quilómetros da prova, que se disputam amanhã.

Apesar de alguns problemas de navegação que o afectaram no início da etapa de hoje, o piloto português foi um dos mais rápidos: “Pouco depois do arranque perdemo-nos, o que nos custou mais de 12 minutos para regressar à pista correcta”, explicou o piloto da Mitsubishi.

“Ainda antes do CP1, vi o Peterhansel com problemas e parei para o ajudar, voltando a perder cerca de 2 a 3 minutos. Como já havia perdido bastante tempo, optei por um andamento mais tranquilo, mas a partir do primeiro controlo de passagem, tudo começou a correr melhor, com a navegação a sair bem e a andar com cada vez mais ritmo e confiança, ultrapassando vários concorrentes e a ser uns dos mais rápidos entre cada controlo”.

“Os 365 quilómetros até Sharm el Sheikh não começaram da melhor forma, mas acabaram em beleza, já que não fomos os únicos a ter problemas de navegação e por isso, só perdemos 5 segundos para o nosso mais directo adversário.

Para que se consiga avaliar o que é um Dakar, temos o caso do Stephane Peterhansel, que tem dominado a prova desde o início, mas que hoje, a apenas um dia do final da prova, perdeu a liderança. No início, nada fazia prever que este Dakar seria tão difícil e competitivo, já que faltam pouco mais de três dezenas de quilómetros para terminar e terei de manter um ritmo alto”.

Amanhã, os 34 quilómetros cronometrados que separam os concorrentes do final da 25ª edição do Dakar, será decisiva para que Carlos Sousa consiga manter a quinta posição da geral.

Giniel De Villiers partirá imediatamente à frente do piloto português, o que poderá constituir uma vantagem para Carlos Sousa, bastado controlar o andamento do piloto sul-africano, uma vez que, 9.jpõem de uma vantagem de 5m 27s.

DCA News, 2003-01-18
 
Pesquisar

W e b - d e s i g n


  A informação disponibilizada é de carácter informativo. Não tem a pretensão de ser exaustiva nem completa.
Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de incorrecção, embora tenhamos a preocupação de ter a informação o mais correcta possível.