Vencedor do Troféu de Amadores T1 O ex-motard, Bernardo Vilar estreou-se este ano na mais dura e mítica prova de Todo-o-terreno nas quatro rodas, numa participação que superou todas as expectativas, e que levou o piloto português a arrecadar o Prémio de Amadores da classe T1.
Ao sair de Portugal, a dupla da Brisa Access Team levava apenas um objectivo: terminar a 25ª edição do Dakar.
Mas, bem cedo, o desenrolar das hostilidades mostravam a Bernardo Vilar e José Lucas que poderiam fazer melhor e mesmo as dificuldades iniciais de adaptação ao carro e à equipa, não afastaram o seu optimismo.
“Desde o início que sabia que iríamos perder algum tempo em adaptações. Foi a minha estreia de carro e as diferenças para a mota eram abismais. Mesmo assim, tinha consciência que era uma questão de tempo”, explicou o ex-motard.
“Depois das primeiras etapas realizadas, a confiança em mim, no carro e no navegador aumentou gradualmente, assim como os meus resultados, que começaram a revelar-se cada vez melhores”, referiu Bernardo Vilar
Após a primeira metade da prova a dupla portuguesa encontrava-se classificada no 48º posto da geral, 11º da categoria T1.
Foi a partir desta altura que a prestação dos portugueses começou a ser notável, não se revelando melhor devido ao Patrol GR da equipa Promotech não ser tão veloz quanto o desejado: “o carro era bastante resistente e mostrou-se muito fiável ao longo das 17 etapas, mas faltava-lhe velocidade para as zonas rápidas e motor a baixas rotações para quando atascávamos nas dunas. Mas todas estas adversidades, nós já as conhecíamos e sabíamos que o maior desafio seria ultrapassar estes obstáculos”, salientou Bernardo Vilar.
Na segunda metade do Dakar 2003, Bernardo Vilar recuperou mais de 20 posições à geral, terminando no confortável 26º posto da tabela, superando os percalços que ao longo do percurso não foram suficientes para travar as suas ambições dos portugueses.
A brilhante recuperação deve-se ao empenho e persistência de toda a equipa: “tudo isto só foi possível devido enorme dedicação por parte de todos. Agradeço aos nossos patrocinadores por terem acreditado neste projecto, ao Lucas pela excelente prestação e pelo optimismo que sempre foi mantendo, mesmo quando as coisas não corriam tão bem, e a toda a equipa técnica que sempre deu o seu melhor para que o carro estivesse nas melhores condições” , disse, visivelmente satisfeito, Bernardo Vilar.
A prestação de Vilar na 25ª edição do Dakar revelou-se acima das expectativas e tão cedo não será esquecida pela dupla portuguesa: “não há palavras para descrever o nosso entusiasmo, não só porque tivemos uma excelente prestação, mas porque superámos as nossas próprias expectativas. Confiávamos no nosso potencial, mas não sabíamos se o carro conseguiria aguentar tamanha pressão. Não cabemos em nós de tão orgulhosos. Regressamos a Portugal com um verdadeiro sabor a vitória, não só por termos ganho o Troféu Amadores da classe T1, mas por termos conseguido a 6ª posição na classe e acima de tudo por termos conseguido classificar-nos no Top 30 deste Dakar”, concluiu o piloto luso.
Bernardo Vilar e José Lucas chegam ao Aeroporto de Lisboa às 18h no voo 809Z de Madrid.
|