Notícias Opiniões Segurança Moto Clubes Pilotos Eventos Desporto Esc. Condução IPO Área Reservada 
Thu, 25 Apr 2024
Entrada
Atrelados
Automóveis
Bicicletas
Motos
Viaturas Usadas
Emprego
Dakar 2004

 
 
Ansiosos e confiantes para o Dakar

Bernardo Villar e Paulo Marques

Foi num ambiente descontraído e animado que, no Steakhouse de Lisboa, Bernardo Villar e Paulo Marques se apresentaram ontem ao final da tarde, muito bem dispostos e confiantes na sua performance no próximo Dakar.

O Tudo Sobre Rodas esteve lá e falou com os pilotos acerca das suas perspectivas para a prova mítica com início a 1 de Janeiro.

Sendo os únicos pilotos portugueses a participarem aos comandos de um automóvel, desta vez, participando na categoria T2, e com o Nissan Patrol GR bastante mais competitivo, Bernardo Villar e Paulo Marques poderão desempenhar as provas com grande rigor e lutar pelo cumprimento dos seus objectivos.

É a primeira vez que dois ex-motards participam juntos no Dakar, pilotando um carro, embora Bernardo Villar o faça, já, pela 2ª vez. Além disso, é uma equipa que junta 19 participações, mais do que qualquer outra equipa portuguesa no Dakar e que vai arrancar com o objectivo principal de terminar entre os 20 primeiros classificados.

Paulo Marques referiu a importância da participação de dois pilotos portugueses em automóvel: “Era muito importante, depois da ausência de Carlos Sousa, estarmos presentes no Dakar, de carro. Seria uma grande pena estarmos apenas representados pela Elisabete Jacinto, que fez, sem dúvida, um grande esforço e acabou por reunir condições para estar ao mais alto nível nos camiões. Mas não estarmos representados nem nas motos nem nos automóveis, seria triste para as pessoas que acompanham o Dakar, chegar à noite, ligar o televisor e não terem por quem puxar”.

Paulo Marques e Bernardo Villar juntaram todos os esforços possíveis para participar nesta prova mítica, que vai na sua 26ª edição. Marques referiu: “esta nossa participação em automóvel faz-me lembrar da nossa primeira participação com grandes dificuldades, em 1994, quando eu o Bernardo decidimos ir ao Dakar de moto em cima da hora”.

Tanto Paulo Marques como Bernardo Villar tinham projectos individuais para participar neste Dakar, Marques ainda em duas rodas e Villar num carro bem mais competitivo que o Nissan Patrol T1. Mas devido às dificuldades em arranjar patrocinadores para o Campeonato Nacional e para o Dakar, segundo Marques, “acabámos por entender ser lógico juntarmos esforços financeiros e no que respeita à nossa postura perante esta prova. Conseguimos demonstrar ao longo dos anos profissionalismo e convencer empresas e entidades importantes do país, fazendo crer que em Portugal existe a mais valia da força de vontade. Por isso vamos fazer um grande resultado e dar nas vistas no que diz respeito ao facto de estarmos presentes no Dakar.”

Marques afirmou ser em defesa da pátria, da bandeira portuguesa, mas igualmente dos patrocinadores que, juntamente com Bernardo Villar, parte para o Dakar 2004.

Com chave de ouro a encerrar a sua apresentação, em tom de graça, Marques afirmou: “E eu quero abraçar o Bernardo, porque só com ele é que eu faria uma aventura destas.”

TSR, 2003-12-18
 
Pesquisar

W e b - d e s i g n


  A informação disponibilizada é de carácter informativo. Não tem a pretensão de ser exaustiva nem completa.
Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de incorrecção, embora tenhamos a preocupação de ter a informação o mais correcta possível.