Disputa-se hoje a mais dura e longa das etapas da 26ª edição do Rally Dakar. Depois de um início rápido em areias macias até Tichit, as coisas desenrolam-se para chegar a Aratoue, à Roucher des Eléphants ou a Enji, onde grande parte dos participantes, em 1985, ficaram retidos, devido a uma enorme tempestade de areia. Apenas a magnificência das paisagens faz esquecer a dificuldade de algumas passagens.Nesta 9ª etapa do Dakar, nas motos, a KTM os domina os primeiros lugares. À passagem pelo CP2, Cyril Despres alcançou o melhor tempo. Até então, o segundo melhor tempo era atribuído a Cox, igualmente em KTM a 1m57 de Despres, seguidos de Meoni, a 6m38s, Sainct, a 22m58s e Roma, a 24m27s, todos aos comandos de KTM. Após ter-se cronometrado com o melhor tempo no CP2, Cyril Despres registou o melhor tempo à passagem pelo CP3. Cox mantém-se com o segundo melhor tempo, a 2m29s. Meoni está a 16m38s, seguido de Lundmark, a 18m31s, Sainct, a 20m39s e Roma, a 24m21s (tempos não oficiais), mais uma vez, com o domínio total da KTM.
Nos carros, Masuoka, aos comandos de Mitsubishi, alcançou o melhor tempo nos três CP’s. Ao quilómetro 236 (CP1), Hiroshi Masuoka liderava, com 5m24s sobre Stéphane Peterhansel, seguido de Schlesser, a 5m50s, Kleinschmidt, a 7m28s. No CP2, ao quilómetro 439, Masuoka mantinha-se na liderança, seguido de Peterhansel, a 9m17s. Mais uma vez, no CP3, 49 quilómetros mais à frente, Hiroshi Masuoka, alcança o melhor tempo. Em segundo, mantém-se Petehansel, a 5m55s, seguido de De Mevius, em BMW, a 23m, Kleinschmidt, a 30m18s e Schlesser, a 36m13s, tempos não oficiais.Bernardo Villar e Paulo Marques, à passagem pelo CP1, registavam 4h11m40s de tempo percorrido, classificando-se em 32º lugar.
W e b - d e s i g n