Notícias Opiniões Segurança Moto Clubes Pilotos Eventos Desporto Esc. Condução IPO Área Reservada 
Thu, 02 May 2024
Entrada
Atrelados
Automóveis
Bicicletas
Motos
Viaturas Usadas
Emprego
Dakar 2005

 
 
Etapa 11 – Atar-Kiffa

Pilotos da Gauloises KTM decidem continuar em homenagem a Fabrizio Meoni


Apesar do profundo choque que foi a trágica morte do seu companheiro de equipa, Fabrizio Meoni, os restantes pilotos da equipa Gauloises KTM, Cyril Despres, Alfie Cox e Jean Brucy, decidiram continuar a sua participação no Dakar.

“No início em Barcelona, o Fabrizio e eu fizemos uma homenagem ao Richard Sainct. Agora cabe-me a mim cumprir essa promessa”, comentou Cyril Despres. Ao concluir a etapa de hoje, todos os pilotos da KTM decidiram que Fabrizio quereria que eles continuassem, mas sentiam-se emocionalmente incapazes de cumprir a prova de amanhã, de Kiffa a Bamako. Apesar disso a equipa fez um pedido à organização no sentido de cancelar a etapa Kiffa-Bamako, fezendo a ligação aérea até Bamako. Depois de examinar se era logisticamente possível, a organização decidiu ceder às pretensões da equipa. Os carros e camiões vão correr nesta etapa, como planeado, e estarão a utilizar uma peça em demonstração de luto.

O Dakar 2005 foi palco de mais um triste episódio com a morte de Fabrizio Meoni, um dia depois do piloto Espanhol José-Manuel Perez ter falecido no hospital de Alicante depois de ter sofrido um acidente na 7ª etapa. O piloto italiano iniciou a 11ª etapa em segundo lugar da geral, a 9 segundos do seu colega de equipa Cyril Despres.
Alguns minutos depois de reabastecer, ao quilómetro 184, Meoni teve um severo acidente. David Fétigné, que testemunhou o acidente, imediatamente lançou o sinal de acidente. O helicóptero médico chegou ao local às 10h36, para encontrar Meoni em situação de paragem cardíaca. Depois de 45 minutos de tentativa de reanimação, os esforços pareceram vãos. A hora de óbito foi declarada às 11h11 GTM.

Os outros pilotos, desconhecendo a condição de Meoni, completaram a especial com Marc Coma a fazer o tempo mais rápido do dia. Os pilotos da equipa receberam a triste notícia do falecimento do seu companheiro à chegada, pela boca do director de corrida Patrick Zaniroli. A organização decidiu não informar os outros competidores para não os perturbar psicologicamente no longo percurso para Kiffa.

O Dakar perdeu hoje uma das suas figuras mais emblemáticas. Aos 47 anos, Fabrizio Meoni era visto por todos como uma referência no mundo dos ralis e um ícone no espírito Dakar. O italiano, que iniciou a sua carreira no Dakar como privado, disputou 13 edições e venceu 14 etapas e 2 títulos em 2001 e 2002.

Entretanto, a especial de carros foi vencida por Jutta Kleinschmidt no seu Volkswagen Race Touareg. A alemã saiu da terceira posição esta manhã, atrás dos Mitsibishi de Alphand e Peterhansel. Imprimindo sempre um bom andamento, a piloto chegou ao final da etapa a 1’04 de Alphand e 2’42 de Peterhansel. Peterhansel continua a liderar a geral com 19’50 de avanço sobre o seu colega de equipa e a 1h08 de Jutta Kleinschmidt.

Gauloises Fortuna Racing, 2005-01-11
 
Pesquisar

W e b - d e s i g n


  A informação disponibilizada é de carácter informativo. Não tem a pretensão de ser exaustiva nem completa.
Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de incorrecção, embora tenhamos a preocupação de ter a informação o mais correcta possível.