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Tue, 16 Oct 2018
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Dakar 2005

 
 
Regulamentos Alterados

A edição 2005 do Telefónica Dakar traz consigo novidades no que toca à segurança, maior importância dada à navegação e criação de maior equilíbrio entre amadores e profissionais são as principais preocupações da A.S.O. para o futuro do Dakar. Foram estes os princípios que nortearam as alterações dos regulamentos este ano.

Segurança
A edição 2005 do Telefónica Dakar vai caracterizar-se pela tolerância zero. Os controles de velocidade por GPS aplicados a todas as travessias de povoados provaram ser bastante eficazes no ano passado. Um sistema que, como tal, será mantido e melhorado ainda mais. Ao invés de se aplicar um limite de velocidade de 30 km/h e aceitar-se, dependendo da Especial, uma certa tolerância, o limite de velocidade na travessia de povoações este ano será de 50 km/h e as penalizações serão aplicadas logo a partir do primeiro km/h de excesso de velocidade.
Para evitar quaisquer dúvidas quanto à localização das zonas controladas por GPS, o início e fim das mesmas serão claramente identificadas no “Road Book”. Estas regras aplicam-se de igual forma à imprensa e à organização.

Navegação
A aposta de dar mais importância à navegação continua vivo, pelo que a melhor solução encontrada foi a redução de pontos de GPS atribuídos aos concorrentes, havendo sempre a possibilidade da introdução de uma ou mais etapas sem GPS.
Os amadores terão a oportunidade de aceder a pontos de GPS extra graças à distribuição de códigos de desbloqueio do GPS, contudo a sua utilização implicará naturais penalizações.

Etapas Maratona
Como noutras edições, o Dakar terá duas Etapas Maratona (a 7ª e a 12ª) proibidas a veículos de Assistência. Contudo, e ao contrário do que se verificava noutras edições em que os próprios pilotos podiam fazer algumas reparações ou revisões, este ano os veículos entrarão todos para Parque Fechado assim que terminem a Etapa e depois de reabastecidos.

Alterações de Regulamento para 2005
Penalizações
1ª Penalização: 30 segundos por km/h de excesso de velocidade e 300 € de multa;
2ª Penalização: 1 minuto por km/h de excesso de velocidade e 500 € de multa;
3ª Penalização: 2 minutos por km/h de excesso de velocidade e 1.000 € de multa;
4ª Penalização: exclusão da prova e perda do depósito.

Automóveis
Abolição dos sistemas automáticos de enchimento/vazamento dos pneus.
Pilotos inscritos por construtores, bem como os incluídos na “lista de prioritários” têm de escolher um tipo de pneu para utilizarem de início ao fim da prova (excepção feita aos inscritos nas categorias T1 e duas rodas motrizes).

GateKeepers, 2004-12-17
 
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