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Adélio Machado prossegue cavalgada até Dakar

8º melhor Português na oitava etapa

Depois de uma difícil incursão nocturna pelo deserto, na etapa de ontem, Adelio Machado e Laurent Flament ultrapassaram mais uma delicada especial do Lisboa/Dakar. Na tirada de sexta-feira, a dupla do Toyota Land Cruiser chegou ao acampamento já depois da uma da manhã “foi uma especial muito dura. Voltamos a ter problemas de embraiagem e caímos num buraco de uma duna, onde não foi fácil sair de lá. Depois tivemos algumas indecisões na escolha do melhor percurso, e perdemo-nos por duas vezes. Felizmente chegamos ao final da etapa que era o mais importante” começou por dizer o piloto de Famalicão que na etapa de hoje foi o oitavo melhor Português e subiu algumas posições na geral, tendo terminado a tirada na 81ª posição, que coloca a dupla luso/francesa na sexagésima primeira (71) posição à geral.

Para hoje, os 508 km de especial foram percorridos com alguma cautela, uma especial que se repartia entre as dificuldades das dunas, os planaltos empedrados e a famosa "herbe à chameaux" bastante temida pelos concorrentes “Não quisemos cometer erros de percurso, o que não foi fácil. Haviam poucas referências e assim é mais difícil para a navegação. No entanto, optamos por um andamento prudente, e felizmente chegamos mais cedo do que ontem ao acampamento. Hoje o carro esteve bem melhor em termos mecânicos” referiu Adelio Machado que espera agora retemperar energia no dia reservado ao descanso – Domingo, para voltar a atacar os “trilhos” até Dakar no Senegal “estou muito bem fisicamente e preparado para enfrentar a parte restando do rali-raide até às esperadas areias do Lago Rosa”.

Chegada a Nouakchott - capital da Mauritânia, a caravana será confortada com o ansiado e merecido dia de descanso. As dificuldades regressam na segunda-feira com a 9ª etapa para a mais longa especial do rali. Serão 599 km ao cronómetro entre Nouakchott e Kiffa. Os extensos cordões de dunas muito densas, de mais de vinte quilómetros, sucedem-se no começo e no fim do percurso. Entre as duas passagens arenosas, a pilotagem efectua-se numa pista rápida e pedregosa. Em alguns sítios, o percurso cruza grandes dunas a contornar para ficar nos grandes planaltos de chão preto.

VMPress, 2006-01-07
 
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