Team Repsol/Mistubishi Ralliart mais tranquila na frenteA entrada no Mali proporcionou ao Team Repsol/Mitsubishi o aumento da vantagem na liderança do Lisboa/Dakar 2006 após o final da 10ª etapa que ligou Kiffa, ainda na Mauritânia, a Kayes.
Os líderes da prova e vencedores das duas últimas edições, Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, completaram os muito variados 283 km cronometrados na terceira posição, o que acabou por lhes permitir aumentar a vantagem no topo da tabela classificativa para 40 minutos sobre os seus companheiros de equipa Luc Alphand e Gilles Picard. Enquanto isso, o sul-africano Giniel de Villiers é o rival não Mitsubishi mais próximo da dupla gaulesa vencedora da prova em 2004 e 2005 a pouco mais de uma hora de distância.
Mas infelizmente o dia não correu de feição aos segundos classificados da tabela de carros. Alphand e Picar, que arrancaram para a etapa a meros 8m16s de distância dos líderes, viram essa diferença significativamente dilatada ao embaterem numa árvore e danificarem a roda frontal direita do seu Mitsubishi Pajero Evolution ao quilómetro 228. O navegador, Jean-Paul Picar, encetou de imediato reparações de recurso, mas a dupla acabou por perder cerca de 30 minutos com o incidente. Enquanto isso, o espanhol Carlos Sainz assinava o tempo mais rápido e o quarto triunfo em especiais nesta edição do Dakar.
“Não foi uma especial fácil”, admitiu Peterhansel. “Rodámos entre árvores e pedras, o que nos fez adoptar um ritmo mais calmo. Foi algo complicado abrir a pista, isto apesar de se ter tratado de uma especial curta. Não tivemos quaisquer problemas com o carro. A especial era muito técnica, com zonas de mudanças de direcção apertadas. Foi difícil encontrar o ritmo. ”
Apesar de tudo, Alphand conseguiu manter a segunda posição na classificação após o acidente de hoje, mas o francês também ficou aborrecido consigo próprio pelo atraso de ontem.
“Estava aborrecido comigo próprio pelo erro cometido na especial de ontem”, disse Alphand. “Atolámos e tivemos de utilizar o macaco, o problema é que depois não o prendemos devidamente no seu local e tivemos de voltar a parar para o colocar correctamente. Perdi muito tempo. Estava a tentar manter o contacto com o Peterhansel e acabei por ficar a nove minutos dele. ”
O espanhol Joan “Nani” Roma e o residente de Andorra e seu navegador Henri Magne começaram o dia no quarto posto aos comandos terceiro Mitsubishi Pajero Evolution e atacaram a tirada de hoje com ímpeto. A dupla logrou o terceiro melhor crono e reduziram a diferença para o líder da prova em 50 segundos. Um resultado que permitiu a Roma distanciar-se da sua mais directa rival, Jutta Kleinschmidt.
“Parei para garantir que o Luc e o Gilles estavam bem”, disse Roma. “Eles tinham a peça para reparar a roda, por isso continuei. O terreno mudava muito. Deixámos o deserto e agora temos novos desafios pela frente. Pilotei com sensibilidade e não cometi erros. É uma corrida longa. Houve quem dissesse que a prova estava decidida depois da Mauritânia, mas isso não é verdade. Ainda há muito caminho pela frente. ”
“A incerteza faz parted a corrida”, disse o Director Desportivo do Team Repsol/Mistubishi Ralliart, Dominque Serieys. “Só acaba quando se chega a Dakar. O Luc perdeu 30 minutos hoje, por isso se calhar já não há lugar a comentários sobre ordens da equipa em África! Agora vou dizer aos nossos pilotos para manterem a concentração e não cometerem erros. ”
Amanhã (quarta-feira) a prova ruma a sudeste através do Mali com destino à capital, Bamako, nas margens do lamacento rio Níger. Depois de 50 km de ligação o Team Repsol/Mitsubishi Ralliart ataca 231 km de especial, aos que se seguem mais 424 de ligação até ao aeroporto nos arredores da cidade.
Classificação na 10ª Etapa (oficiosos): 1. Carlos Sainz (E)/Andreas Schulz (D) Volkswagen Touareg 3h 28m 34s 2. Joan Roma (E)/Henri Magne (AND) Mitsubishi Pajero/Montero Evolution 3h 32m 42s 3. Stéphane Peterhansel (F)/Jean-Paul Cottret (F) Mitsubishi Pajero/Montero Evolution 3h 33m 32s 4. Mark Miller (USA)/Dirk von Zitzewitz (D) Volkswagen Touareg 3h 35m 22s 5. Jutta Kleinschmidt (D)/Fabrizia Pons (I) Volkswagen Touareg 3h 36m 40s 6. Jean-Louis Schlesser (F)/Francois Borsotto (F) Schlesser Buggy 3h 38m 15s 8. Giniel de Villiers (ZA)/Tina Thörner (S) Volkswagen Touareg 3h 42m 33s TBA. Luc Alphand (F)/Gilles Picard (F) Mitsubishi Pajero/Montero Evolution 4h 04m 20s
Classificação Geral (oficioso às 16h00): 1. Stéphane Peterhansel (F)/Jean-Paul Cottret (F) Mitsubishi Pajero/Montero Evolution 38h 09m 58s 2. Luc Alphand (F)/Gilles Picard (F) Mitsubishi Pajero/Montero Evolution 38h 50m 02s 3. Giniel de Villiers (ZA)/Tina Thörner (S) Volkswagen Touareg 39h 13m 15s 4. Joan Roma (E)/Henri Magne (AND) Mitsubishi Pajero/Montero Evolution 39h 45m 22s 5. Jutta Kleinschmidt (D)/Fabrizia Pons (I) Volkswagen Touareg 40h 09m 30s 6. Mark Miller (USA)/Dirk von Zitzewitz (D) Volkswagen Touareg 41h 31m 00s |