Notícias Opiniões Segurança Moto Clubes Pilotos Eventos Desporto Esc. Condução IPO Área Reservada 
Thu, 02 May 2024
Entrada
Atrelados
Automóveis
Bicicletas
Motos
Viaturas Usadas
Emprego

 
 
Stéphane Peterhansel dilata vantagem na liderança para 40 minutos

Team Repsol/Mistubishi Ralliart mais tranquila na frente

A entrada no Mali proporcionou ao Team Repsol/Mitsubishi o aumento da vantagem na liderança do Lisboa/Dakar 2006 após o final da 10ª etapa que ligou Kiffa, ainda na Mauritânia, a Kayes.

Os líderes da prova e vencedores das duas últimas edições, Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, completaram os muito variados 283 km cronometrados na terceira posição, o que acabou por lhes permitir aumentar a vantagem no topo da tabela classificativa para 40 minutos sobre os seus companheiros de equipa Luc Alphand e Gilles Picard. Enquanto isso, o sul-africano Giniel de Villiers é o rival não Mitsubishi mais próximo da dupla gaulesa vencedora da prova em 2004 e 2005 a pouco mais de uma hora de distância.

Mas infelizmente o dia não correu de feição aos segundos classificados da tabela de carros. Alphand e Picar, que arrancaram para a etapa a meros 8m16s de distância dos líderes, viram essa diferença significativamente dilatada ao embaterem numa árvore e danificarem a roda frontal direita do seu Mitsubishi Pajero Evolution ao quilómetro 228. O navegador, Jean-Paul Picar, encetou de imediato reparações de recurso, mas a dupla acabou por perder cerca de 30 minutos com o incidente. Enquanto isso, o espanhol Carlos Sainz assinava o tempo mais rápido e o quarto triunfo em especiais nesta edição do Dakar.

“Não foi uma especial fácil”, admitiu Peterhansel. “Rodámos entre árvores e pedras, o que nos fez adoptar um ritmo mais calmo. Foi algo complicado abrir a pista, isto apesar de se ter tratado de uma especial curta. Não tivemos quaisquer problemas com o carro. A especial era muito técnica, com zonas de mudanças de direcção apertadas. Foi difícil encontrar o ritmo. ”

Apesar de tudo, Alphand conseguiu manter a segunda posição na classificação após o acidente de hoje, mas o francês também ficou aborrecido consigo próprio pelo atraso de ontem.

“Estava aborrecido comigo próprio pelo erro cometido na especial de ontem”, disse Alphand. “Atolámos e tivemos de utilizar o macaco, o problema é que depois não o prendemos devidamente no seu local e tivemos de voltar a parar para o colocar correctamente. Perdi muito tempo. Estava a tentar manter o contacto com o Peterhansel e acabei por ficar a nove minutos dele. ”

O espanhol Joan “Nani” Roma e o residente de Andorra e seu navegador Henri Magne começaram o dia no quarto posto aos comandos terceiro Mitsubishi Pajero Evolution e atacaram a tirada de hoje com ímpeto. A dupla logrou o terceiro melhor crono e reduziram a diferença para o líder da prova em 50 segundos. Um resultado que permitiu a Roma distanciar-se da sua mais directa rival, Jutta Kleinschmidt.

“Parei para garantir que o Luc e o Gilles estavam bem”, disse Roma. “Eles tinham a peça para reparar a roda, por isso continuei. O terreno mudava muito. Deixámos o deserto e agora temos novos desafios pela frente. Pilotei com sensibilidade e não cometi erros. É uma corrida longa. Houve quem dissesse que a prova estava decidida depois da Mauritânia, mas isso não é verdade. Ainda há muito caminho pela frente. ”

“A incerteza faz parted a corrida”, disse o Director Desportivo do Team Repsol/Mistubishi Ralliart, Dominque Serieys. “Só acaba quando se chega a Dakar. O Luc perdeu 30 minutos hoje, por isso se calhar já não há lugar a comentários sobre ordens da equipa em África! Agora vou dizer aos nossos pilotos para manterem a concentração e não cometerem erros. ”

Amanhã (quarta-feira) a prova ruma a sudeste através do Mali com destino à capital, Bamako, nas margens do lamacento rio Níger. Depois de 50 km de ligação o Team Repsol/Mitsubishi Ralliart ataca 231 km de especial, aos que se seguem mais 424 de ligação até ao aeroporto nos arredores da cidade.


Classificação na 10ª Etapa (oficiosos):
1. Carlos Sainz (E)/Andreas Schulz (D) Volkswagen Touareg 3h 28m 34s
2. Joan Roma (E)/Henri Magne (AND) Mitsubishi Pajero/Montero Evolution 3h 32m 42s
3. Stéphane Peterhansel (F)/Jean-Paul Cottret (F) Mitsubishi Pajero/Montero Evolution 3h 33m 32s
4. Mark Miller (USA)/Dirk von Zitzewitz (D) Volkswagen Touareg 3h 35m 22s
5. Jutta Kleinschmidt (D)/Fabrizia Pons (I) Volkswagen Touareg 3h 36m 40s
6. Jean-Louis Schlesser (F)/Francois Borsotto (F) Schlesser Buggy 3h 38m 15s
8. Giniel de Villiers (ZA)/Tina Thörner (S) Volkswagen Touareg 3h 42m 33s
TBA. Luc Alphand (F)/Gilles Picard (F) Mitsubishi Pajero/Montero Evolution 4h 04m 20s


Classificação Geral (oficioso às 16h00):
1. Stéphane Peterhansel (F)/Jean-Paul Cottret (F) Mitsubishi Pajero/Montero Evolution 38h 09m 58s
2. Luc Alphand (F)/Gilles Picard (F) Mitsubishi Pajero/Montero Evolution 38h 50m 02s
3. Giniel de Villiers (ZA)/Tina Thörner (S) Volkswagen Touareg 39h 13m 15s
4. Joan Roma (E)/Henri Magne (AND) Mitsubishi Pajero/Montero Evolution 39h 45m 22s
5. Jutta Kleinschmidt (D)/Fabrizia Pons (I) Volkswagen Touareg 40h 09m 30s
6. Mark Miller (USA)/Dirk von Zitzewitz (D) Volkswagen Touareg 41h 31m 00s

GateKeepers, 2006-01-10
 
Pesquisar

W e b - d e s i g n


  A informação disponibilizada é de carácter informativo. Não tem a pretensão de ser exaustiva nem completa.
Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de incorrecção, embora tenhamos a preocupação de ter a informação o mais correcta possível.