Notícias Opiniões Segurança Moto Clubes Pilotos Eventos Desporto Esc. Condução IPO Área Reservada 
Thu, 02 May 2024
Entrada
Atrelados
Automóveis
Bicicletas
Motos
Viaturas Usadas
Emprego

 
 
Pilotos Nissan lideram pelotão nacional

Carlos Sousa consolida posição no Top Ten

Depois da dura “etapa-maratona” de ontem, onde os pilotos enfrentaram 599 quilómetros de uma das mais difíceis e exigentes especiais do Lisboa/Dakar, os pilotos Nissan portugueses que conseguiram resistir a todos os obstáculos apresentados por esta prova mítica continuam a apresentar desempenhos sólidos. Para compensar o cansaço da prova do dia anterior, a etapa de hoje foi especialmente curta, apresentando uma especial de apenas 283 quilómetros. Além de rápida, esta tirada caracteriza-se também por marcar a entrada no Mali, onde as máquinas Dakar passam agora a correr entre a densa vegetação da selva africana.

Carlos Sousa continua a liderar o batalhão dos pilotos nacionais, encontrando-se agora na 8ª posição da geral depois de ter assegurado o 7º melhor do dia. “Esta etapa correu-nos muito bem”, confirmou o piloto lisboeta. “Conseguimos impor um bom ritmo e cumprir o objectivo de ficar entre os primeiros. Quando entrámos na Savana, uma zona de muito calor, apanhámos um choque térmico grande”, acrescentou. No que toca às etapas futuras, Calos Sousa acredita que “poderão aparecer mais oportunidades para subir na tabela, mas tenho de contar comigo mesmo e estar confiante. Amanhã serei o sétimo a sair para a etapa, o que significa que vou chegar mais cedo aos motards, o que poderá revelar-se complicado. Vamos ver o que nos reserva o piso e o pó…”.

O segundo português mais rápido do dia foi Miguel Barbosa que ao marcar o 36º melhor tempo desta 10ª etapa ascendeu à 26ª posição da tabela geral. O piloto do Nissan Pathfinder e o seu navegador, Miguel Ramalho, enfrentaram algumas dificuldades logo desde o início da especial, nomeadamente no que toca à direcção assistida e à suspensão do seu carro. “Não foi um começo fácil”, admitiu Barbosa, explicando que “tivemos grandes dificuldades em controlar o carro nos primeiros 120 quilómetros da etapa. A direcção assistida não estava em condições e, numa classificativa bastante sinuosa e encadeada, esta era uma peça fundamental. Tivemos de fazer paragens sistemáticas para verificar se estava tudo em condições. Fizemos alguns acertos na suspensão que, apesar de se terem revelado eficazes, não foram totalmente perfeitos”. Ainda assim, e como não poderia deixar de ser, o piloto está obviamente satisfeito com o resultado conseguido no Mali. “É muito bom saber que sou o segundo melhor português, especialmente porque a minha experiência neste tipo de provas é nulo. Deixa-me feliz, pois significa que tenho conseguido uma boa adaptação.”

Dos restantes concorrentes Nissan portugueses inscritos no Lisboa/Dakar, apenas a dupla Pedro Gameiro/Pascal Gambillon continua em prova. No entanto, a equipa do Team Motivo JCB encontra-se de momento parada a meio da especial e ainda não se sabe em que posição ficará no final do dia.

Amanhã a caravana Lisboa/Dakar segue para mais uma etapa rápida através da Savana. Aqui, os navegadores voltam a desempenhar um papel muito importante visto que as pistas são muito estreitas e o mínimo erro pode obrigar a dar meia volta ou a encontrar obstáculos inesperado


Classificação Geral (Após a 10ª Etapa)

1º Peterhansel/Cottret Mitsubishi 38h09m58s
2º Alphand/Picard Mitsubishi a 40m04s
3º Villiers/Thorner VW Touareg a 1h03m17s
(…)
8º Carlos Sousa / Jean-Marie Lurquin Nissan Navara a 5h14m56s
(…)
26º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho Nissan X-Trail a 20h52m32s
(…)

GoodNews, 2006-01-10
 
Pesquisar

W e b - d e s i g n


  A informação disponibilizada é de carácter informativo. Não tem a pretensão de ser exaustiva nem completa.
Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de incorrecção, embora tenhamos a preocupação de ter a informação o mais correcta possível.