Notícias Opiniões Segurança Moto Clubes Pilotos Eventos Desporto Esc. Condução IPO Área Reservada 
Thu, 02 May 2024
Entrada
Atrelados
Automóveis
Bicicletas
Motos
Viaturas Usadas
Emprego

 
 
Ricardo Leal dos Santos na 10ª etapa – Kiffa / Kayes

Maldito pó

Ricardo Leal dos Santos completou ao cair da noite a 10ª etapa do Euromilhões Lisboa Dakar cumprindo os 333 quilómetros que ligaram Kiffa a Kayes tendo terminado o sector selectivo na 69ª posição. O piloto que tem vindo a surpreender pela sua capacidade de enfrentar a prova a solo, sentiu ao longo desta etapa as dificuldades próprias da entrada na África negra.

De Kiffa até Kayes, os concorrentes e toda a caravana cumpriram a 10ª etapa com uma especial de 283 quilómetros que começou na Mauritânia e terminou no Mali. Para Ricardo Leal dos Santos “o problema foi o pó. Parti atrás de muita gente devido à penalização que sofri na 8ª etapa e porque esta manhã não actualizaram a ordem de partida. Logo no início fui atrás de camiões que iam a passo de caracol, mas para os passar foi um suplício. Muitas vezes tinha de travar a fundo no meio do pó e quando este baixava estava defronte para uma árvore. Depois, a navegação torna-se mais complicada. Atrás de concorrentes não posso tirar os olhos da pista e se eles se enganarem eu também me perco. Foram várias as vezes que isso aconteceu. O pior é que depois passavam por mim concorrentes que eu já tinha ultrapassado. Por outro lado o calor chegou em força e o fato foi um enorme estorvo. Tive ainda uma paragem no início da etapa para ajustar a pressão dos amortecedores que não estavam regulados para este tipo de pista ”.

Amanhã entre Kayes e Bamako disputa-se a 11ª etapa com uma especial de apenas 231 quilómetros. Ainda que o traçado tenha tentado evitar a Reserva de fauna de Bamako e a Reserva de bioesfera do Arco do Baoulé, a caravana passa num local sumptuoso, com uma sequência de florestas e savanas. Mas as pistas muito estreitas obrigam à máxima atenção no capítulo da navegação, uma vez que voltar atrás significa ficar de frente para os restantes concorrentes.

A2 Comunicação, 2006-01-10
 
Pesquisar

W e b - d e s i g n


  A informação disponibilizada é de carácter informativo. Não tem a pretensão de ser exaustiva nem completa.
Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de incorrecção, embora tenhamos a preocupação de ter a informação o mais correcta possível.