Notícias Opiniões Segurança Moto Clubes Pilotos Eventos Desporto Esc. Condução IPO Área Reservada 
Sun, 15 Sep 2019
Entrada
Atrelados
Automóveis
Bicicletas
Motos
Viaturas Usadas
Emprego

 
 
A segunda posição de Marc Coma hoje mantém-no na liderança sa prova

O piloto Repsol tem 32 minutos de vantagem na liderança da prova quando faltam disputar três Etapas.

Os pilotos voltaram hoje a ter pela frente uma Especial em território da Guiné, depois deste país ter estado ausente do percurso da prova desde 1996. Tratou-se de uma Etapa com 872 Kms, com saída de Bamako e chegada a Labé, fazendo desta a segunda mais longa do rali. Por ser uma Etapa maratona – em que não é permitida assistência -, pilotos e máquinas sofreram algumas agruras.

Nas motos, Marc Coma segue na frente da classificação geral. Tendo hoje perdido para o seu principal rival, o francês Després, um pouco mais de 2 minutos – Després venceu a Especial e Coma foi segundo -, mas a vantagem de 32 minutos e 39 segundos permite-lhe não arriscar em demasia no que resta de Dakar. No degrau mais baixo do pódio está, por enquanto, o seu colega na equipa Repsol KTM, Giovanni Sala. O italiano empenhou o disco de travão da sua KTM e perdeu bastante tempo em tentar repará-lo, terminando a tirada de hoje com o 21º melhor tempo, a 39 minutos e 59 segundos, mas mantendo o terceiro posto na classificação geral. Outro piloto que hoje também teve problemas foi o chileno Carlo de Gavardo, que quando atravessava um curso de água com alguma profundidade, o motor parou e perdeu cerca de 30 minutos. Apesar disso logrou efectuar o 22º melhor registo, a 44 minutos 48 segundos de Després, mantendo a quinta posição da geral. Por último há a destacar a prestação do júnior da equipa, o espanhol Jordi Viladoms, que tem vindo a subir paulatinamente na classificação à medida que o Dakar caminha para o seu término. Hoje foi sétimo e subiu à 13ª posição da classificação geral.

Depois de uma ligação de 197 Kms, os pilotos tiveram pela frente uma Especial de 368 Kms para, posteriormente, realizar uma segunda ligação de 307 Kms que os conduziu ao bivouac em Labe. O percurso era bastante variado, combinando pistas rápidas de laterite com outras de enduro, em pior estado, traçadas através da selva e cursos de água. Estas pistas eram parecidas a trialeiras, mas mais largas, o que faz com que necessitassem de um estilo de pilotagem muito técnico. A vegetação é abundante na zona, assim como o pó e os animais. Mas a grande dificuldade residiu nos inúmeros problemas de navegação, e caso fosse cometido um erro não havia hipótese de cortar caminho. Antes, havia que regressar atrás e voltar pelo caminho certo.

Declarações

Marc Coma: “Hoje encontrámos muito pó e buracos. A organização anunciou que íamos encontrar muita laterite a cobrir o piso, mas tal não aconteceu. Foi uma Etapa muito perigosa, o que me fez escolher um ritmo moderado, não arriscando e sem cometer erros. Esta noite no bivouac terei de fazer pequenos arranjos na moto moto, mas nada importante.”

Carlo De Gavardo: "Hoje foi uma Especial não muito favorável. No início da Especial o road book deixou de funcionar e com isso tive muitos problemas na orientação. Isso fez com que seguisse mal o trajecto e tivesse de cruzar um curso de água muito profundo, onde o motor parou. Ao sair da água, algumas pessoas ajudaram-me a levantar a moto para tirar a água mas mesmo assim tive de desmontar todo o carburador, para que secasse, o que me fez perder muito tempo. Depois retomei o andamento e tentei recuperar o tempo perdido mas era muito perigoso, pois o pó não me deixava ver. Acabei por perder muito tempo e por isso não estou nada satisfeito. Espero que amanhã o dia seja melhor."

Classificação

Motos. 12ª Etapa
1. C. Després (KTM) 4h 52m 14s
2. M. Coma (KTM) 4h 53m 59s
3. C. Blais (KTM) 4h 54m 43s
4. J. De Azevedo (KTM) 4h55m 15s
5. Street (KTM) 4h 58m 57s
7. J. Viladoms (KTM) 5h 00m 48s
21. G. Sala (KTM) 5h 32m 13s
22. C. De Gavardo (KTM) 5h 37m 02s

Geral Motos
1. M. Coma (KTM) 47h 01m 21s
2. C. Després (KTM) a 32m 39s
3. G. Sala (KTM) a 1h 45m 15s
4. C. Blais (KTM) a 2h 06m 50s
5. C. De Gavardo (KTM) a 2h 26m 55s
13. J. Viladoms (KTM) a 7h 17m 46s

GateKeepers, 2006-01-12
 
Pesquisar

W e b - d e s i g n


  A informação disponibilizada é de carácter informativo. Não tem a pretensão de ser exaustiva nem completa.
Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de incorrecção, embora tenhamos a preocupação de ter a informação o mais correcta possível.