Espanhol Nani Roma garante quinto tempo mais rápido à chegada a Tambacounda e é cada vez mais terceiro
Francês Peterhansel roda forte e mantém quarto posto à geral
TAMBACOUNDA, Senegal – O piloto da Repsol/Mitsubishi Ralliart Luc Alphand e o seu navegador Gillers Picard aumentaram a vantagem na liderança do Lisboa/Dakar 2006 para 22m13s após terem ganho a segunda Etapa consecutiva, desta feita a tirada que ligou Labé, na Guiné, a Tambacounda já no Senegal.
A dupla francesa abriu a pista esta manhã com uma vantagem de 20m31s sobre o sul-africano Giniel de Villiers. Tirando partido de encontrarem a pista limpa pela frente, os gauleses garantiram os melhores cronos nos dois controlos de passagem, mantendo depois a vantagem até ao final.
“Foi uma grande vantagem ser o primeiro na pista”, disse Alphand. “Apresentámos excelente ritmo, mas sem qualquer pressão por parte do Giniel, o que acabou por nos permitir rodar sem erros de navegação. Foi uma etapa complicada devido às muitas mudanças de direcção, por vezes parecida com uma trialeira a rodar em primeira velocidade entre rochas. Sabia que o BMW não estava muito atrás, por isso foi muito excitante. Amanhã podemos controlar a corrida. Podemos deixar o Giniel passar e depois seguir no pó dele. Estar aqui é o nosso objectivo. Ainda batemos numa pedra, mas está tudo bem. ”
O espanhol Joan “Nani” Roma e agora residente em Andorra, Henri Magne, foram os sextos na estrada hoje e em terceiros da geral. Roma foi o sétimo à passagem por CP1 e terminou a Especial com a quinta melhor marca, mantendo assim o derradeiro lugar do pódio quando faltam disputar apenas mais duas Etapas.
“Sinto que Dakar está muito perto”, disse Roma sorridente. “Tive dois furos hoje e parti uma roda. Os quilómetros eram todos muito perigosos. Já não é possível chegar ao Giniel, mas contamos com boa vantagem sobre o Peterhansel e vou poder fazer a minha própria corrida no sábado. Não estou preocupado com os VW’s. A corrida e o meu destino estão nas minhas mãos. ”
Stéphane Peterhansel e o navegador Jean-Paul Cottret chegaram ao acampamento em Labé, ontem, pelas 20h10 depois de danificarem a suspensão do seu Mitsubishi Pajero Evolution. Os vencedores das duas últimas edições do Dakar foram os 60os a partir para a Especial de hoje depois de terem perdido 3h10m ontem e de terem caído para o quarto posto da geral.
Mas os franceses começaram o ataque de imediato, passando os mais lentos e ao chegarem ao CP1 já haviam ultrapassado 30 concorrentes e assinado o oitavo tempo. À passagem por CP2 Peterhansel garantia o sétimo crono, concluindo a Especial com o mesmo resultado e mantendo o quarto posto da geral.
“O Luc foi o primeiro na pista e creio que fez uma Especial soberba hoje”, disse o Director Desportivo do Team Repsol/Mitsubishi Ralliart, Dominique Serieys. “Mostrou que consegue suportar a pressão de estar em primeiro. Estou certo que os nossos carros, bem como os dos nossos concorrentes, não estão tão forte como aquando da partida de Lisboa. Está a ser um rali muito longo. ”
“Mas estou confiante que o Luc e o Gilles podem manter a concorrência atrás deles. Tem sido uma competição espectacular até ao momento – uma corrida mesmo excitante. O Stéphane fez um bom trabalho hoje. É um campeão, mas ontem cometeu um erro. Não nos podemos esquecer que é um ser humano e não uma máquina. ”
Amanhã (sábado) realiza-se a última grande etapa deste Lisboa/Dakar e a rota vai levar os pilotos da Repsol/Mitsubishi Ralliart até Dakar e a um pequeno passo do final do Dakar no domingo. Após 107 km de ligação, a Especial de 254 km ruma a Norte e depois para Oeste terminando com mais 273 km de ligação até à capital do Senegal na costa atlântica.
No passado esta Etapa causou vários problemas às formações “sobreviventes”, em boa parte devido à passagem por muitas aldeias onde os trilhos são numerosas e a navegação é crucial.
Classificação na 13ª Etapa (oficiosa às 14h50):
1. Luc Alphand (F)/Gilles Picard (F) Mitsubishi Pajero/Montero Evolution 4h 30m 15s 2. Carlos Sainz (E)/Andreas Schulz (D) Volkswagen Touareg 4h 31m 05s 3. Giniel de Villiers (ZA)/Tina Thörner (S) Volkswagen Touareg 4h 31m 57s 4. Bruno Saby (F)/Michel Périn (F) Volkswagen Touareg 4h 40m 34s 5. Joan Roma (E)/Henri Magne (AND) Mitsubishi Pajero/Montero Evolution 4h 42m 00s 6. Thierry Magnaldi (F)/Arnaud Debron (F) Schlesser Buggy 4h 44m 43s 7. Stéphane Peterhansel (F)/Jean-Paul Cottret (F) Mitsubishi Pajero/Montero Evolution 4h 47m 05s
Classificação Geral (oficiosa às 14h50):
1. Luc Alphand (F)/Gilles Picard (F) Mitsubishi Pajero/Montero Evolution 50h 56m 07s 2. Giniel de Villiers (ZA)/Tina Thörner (S) Volkswagen Touareg 51h 18m 20s 3. Joan Roma (E)/Henri Magne (AND) Mitsubishi Pajero/Montero Evolution 52h 28m 38s 4. Stéphane Peterhansel (F)/Jean-Paul Cottret (F) Mitsubishi Pajero/Montero Evolution 54h 04m 02s 5. Mark Miller (USA)/Dirk von Zitzewitz (D) Volkswagen Touareg 54h 29m 17s 6. Jean-Louis Schlesser (F)/Francois Borsotto (F) Schlesser Buggy 55h 10m 37s 7. Carlos Sousa (P)/Jean-Marie Lurquin (B) Nissan Pick-Up 56h 20m 08s 8. Bruno Saby (F)/Michel Périn (F) Volkswagen Touareg 59h 05m 54s 9. Thierry Magnaldi (F)/Arnaud Debron (F) Schlesser Buggy 59h 23m 00s 10. Guerlain Chicherit (F)/Matthieu Baumel (F) BMW X3 CC 59h 36m 12s 11. Carlos Sainz (E)/Andreas Schulz (D) Volkswagen Touareg 60h 44m 00s
|