O piloto de Famalicão mantém a terceira posição entre os portugueses A 13ª etapa do dia de hoje, Sexta-feira 13, ditou os maiores problemas para a dupla Adélio Machado e Laurent Flament no Lisboa Dakar 2006. O piloto de Famalicão teve de reparar um circuito eléctrico do Toyota Land Cruiser, operação que demorou cerca de 2 horas a ficar solucionada. Mesmo com este contratempo, Adélio Machado recuperou cinco lugares na classificação geral, mantendo a terceira melhor posição entre as equipas portuguesas em prova, tendo terminado a especial na 52ª posição.
Com um piso bastante demolidor para a mecânica da viatura, os 348 quilómetros da especial que ligava Labé a Tambacounda foram percorridos com cautelas extras “são troços característicos do Senegal. Sabíamos da sua dureza e estávamos precavidos dos males que nos poderiam causar caso não tivéssemos cuidados redobrados. Poupamos ao máximo o carro e não quisemos correr riscos. Um curto-circuito fez-nos perder bastante tempo na especial, e tivemos de nos socorrer do nosso conhecimento de alguma mecânica para resolver o problemas e voltar a por o carro em andamento” adiantou Adélio Machado já a rolar em direcção ao acampamento.
Está assim cumprida mais uma etapa, desta longa cavalgada que se iniciou à duas semanas atrás na capital portuguesa e leva os mais “duros” e sobreviventes da caravana da mais longa e dura prova de TT do mundo até Dakar, por terras senegalesas “faltam agora apenas duas etapas para a chegada às areia da praia mais falada dos últimos dias, e assim cumprir o nosso objectivo. O dia de amanhã ainda pode trazer algumas dificuldades, pelo que vamos levar o carro «ao colo» para que nada de anormal nos possa acontecer nesta derradeira etapa em ritmo mais competitivo, já que a especial de domingo, a ultima, será de festa e consagração para os mais felizes com a chegada a Dakar”
As pistas senegalesas, recebem amanhã a “derradeira” etapa do Lisboa Dakar, antes da tirada da consagração, nas areias do Lago Rosa. A 14ª Especial vai voltar a por à prova os co-pilotos. A especial é mais longa que no ano passado e as inúmeras mudanças de direcção podem levar os mais distraídos a perder a pista. Por outras palavras, ainda há minutos a perder ou a ganhar. A entrada em Dakar faz-se depois de uma bonita passeata em ligação, com visita sossegada das aldeias senegalesas no programa “espero por vocês ao cair da noite”.
|