Notícias Opiniões Segurança Moto Clubes Pilotos Eventos Desporto Esc. Condução IPO Área Reservada 
Sun, 15 Sep 2019
Entrada
Atrelados
Automóveis
Bicicletas
Motos
Viaturas Usadas
Emprego

 
 
Luc Alphand parte para a última especial com 17m53s de vantagem

O francês Stéphane Peterhansel mantém-se em quarto da geral; Roma continua no mais baixo do pódio apesar de erro de navegação

A dupla da Repsol/Mitsubishi Ralliart Luc Alphand/Gilles Picard vai largar, amanhã, para os derradeiros 31 quilómetros cronometrados com 17m53s de vantagem na liderança da tabela classificativa, isto depois de hoje ter assinado o oitavo melhor crono na tirada que ligou Tambacounda a Dakar.

O Segundo classificado do ano passado rodou com cautela ao longo da Especial de hoje para evitar qualquer tipo de erro que lhe podia custar muito caro, acabando por ceder 4m20s ao seu mais directo rival, o sul-africano Giniel de Villiers após pequeno erro de navegação. Mas a verdade é que o francês apenas necessita de concluir a Etapa de amanhã com tranquilidade para garantir à Mitsubishi o recorde de seis triunfos consecutivos no Dakar.
“Estivemos atentos a todos os barulhos do carro”, disse Alphand. “Tivemos um momento muito stressante. Não nos perdemos, mas o Saby, o De Villiers, o Sainz e eu seguimos o caminho errado. Dei por mim no meio dos Volkswagens. Estava à procura do número 305 e foi então que vi o De Villiers e decidi colar-me a ele. Finalmente encontrámos o caminho e tudo se resolveu. Agora penso que já está praticamente tudo decidido. Espero poder fazer uma festa na praia no domingo! ”

O espanhol Joan “Nani” Roma e Henri Magne começaram a Especial atrás dos VW de Carlos Sainz, Giniel de Villiers e Bruno Saby e foram os mais rápidos de todo o pelotão à passagem por CP1. Contudo, um erro de navegação fez com que se atrasassem à passagem pelo segundo CP, concluindo a Especial com a 18ª marca, 33 minutos atrás do vencedor da tirada, o francês Guerlain Chicherit.
“Cometemos um erro de navegação numa pequena aldeia”, disse Roma. “Rodamos na direcção errado durante cerca de 30 km e depois tivemos de fazer tudo para trás para recomeçarmos do local certo na aldeia. Não entrei em pânico. Já o Henri ficou ansioso durante um ou dois minutos, mas disse-lhe para relaxar porque tínhamos muito tempo e não havia motivos para estar nervoso. ”

Stéphane Peterhansel e o navegador Jean-Paul Cottret foram os sétimos a partir para a Especial de hoje, logo atrás do Buggy de Thiery Magnaldi, e terminaram com o 14º tempo. Amanhã partem para a Especial no quarto posto da geral, apesar de contarem apenas com meros 3m01s de vantagem sobre o norte-americano Mark Miller.
“Tivemos alguns problemas com os TripMasters”, disse Peterhansel. “Houve um pequeno fogo que os afectou. Tivemos de concluir os últimos 100 km da Especial sem TripMaster, o que torna a navegação muito difícil. ”

“Não tínhamos como objectivo ganhar a Especial, mas queríamos garantir que não corríamos riscos e prosseguíamos o caminho rumo ao Lago Rosa amanhã”, disse o Director Desportivo do Team Repsol/Mitsubishi Ralliart, Dominique Serieys. “Estou contente com o facto de termos chegado bem a Dakar. Agora só nos falta uma Etapa. Amanhã o Luc vai partir ao lado do De Villiers. Os carros partem aos pares na última Especial e pela ordem da classificação, por isso era importante fazer uma corrida táctica hoje. ”

Domingo será o derradeiro dia desta edição do Lisboa/Dakar 2006 com os pilotos a desfrutarem da tradicional tirada nas areias que levam ao Lago Rosa. Os 31 km de Especial têm início a 38 km da cidade.


Classificação na 14ª Etapa (oficiosa às 13h00):
1. Guerlain Chicherit (F)/Matthieu Baumel (F) BMW X3 CC 2h 36m 33s
2. Alfie Cox (ZA)/Ralph Pitchford (ZA) BMW X3 CC 2h 39m 46s
3. Mark Miller (USA)/Dirk von Zitzewitz (D) Volkswagen Touareg 2h 41m 40s
4. Giniel de Villiers (ZA)/Tina Thörner (S) Volkswagen Touareg 2h 47m 05s
5. Thierry Magnaldi (F)/Arnaud Debron (F) Schlesser Buggy 2h 50m 29s
8. Luc Alphand (F)/Gilles Picard (F) Mitsubishi Pajero Evolution 2h 51m 25s
14. Stéphane Peterhansel (F)/Jean-Paul Cottret (F) Mitsubishi Pajero Evolution 3h 03m 54s
18. Joan Roma (E)/Henri Magne (AND) Mitsubishi Pajero Evolution 3h 09m 32s

Classificação Geral (oficiosa às 13h00):
1. Luc Alphand (F)/Gilles Picard (F) Mitsubishi Pajero Evolution 53h 47m 32s
2. Giniel de Villiers (ZA)/Tina Thörner (S) Volkswagen Touareg 54h 05m 25s
3. Joan Roma (E)/Henri Magne (AND) Mitsubishi Pajero Evolution 55h 30m 10s
4. Stéphane Peterhansel (F)/Jean-Paul Cottret (F) Mitsubishi Pajero Evolution 57h 07m 56s
5. Mark Miller (USA)/Dirk von Zitzewitz (D) Volkswagen Touareg 57h 10m 57s
6. Jean-Louis Schlesser (F)/Francois Borsotto (F) Schlesser Buggy 57h 56m 55s
7. Carlos Sousa (P)/Jean-Marie Lurquin (B) Nissan Pick-Up 59h 27m 43s
8. Bruno Saby (F)/Michel Périn (F) Volkswagen Touareg 62h 02m 17s
9. Guerlain Chicherit (F)/Matthieu Baumel (F) BMW X3 CC 62h 12m 46s
10. Thierry Magnaldi (F)/Arnaud Debron (F) Schlesser Buggy 62h 13m 29s
11. Carlos Sainz (E)/Andreas Schulz (D) Volkswagen Touareg 63h 51m 18s

GateKeepers, 2006-01-14
 
Pesquisar

W e b - d e s i g n


  A informação disponibilizada é de carácter informativo. Não tem a pretensão de ser exaustiva nem completa.
Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de incorrecção, embora tenhamos a preocupação de ter a informação o mais correcta possível.